Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28854
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_AllanGabrielSilvaDomingues_tcc.pdf470,28 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Auditoria interna governamental : um estudo do indicador KPA 2.4 de avaliação do PGMQ na Universidade de Brasília
Autor(es): Domingues, Allan Gabriel Silva
Orientador(es): Costa, Abimael de Jesus Barros
Assunto: Auditoria interna
Indicadores de desempenho
Universidade de Brasília (UnB)
Governo Federal (Brasil)
Data de apresentação: 8-Dez-2020
Data de publicação: 8-Out-2021
Referência: DOMINGUES, Allan Gabriel Silva. Auditoria interna governamental: um estudo do indicador KPA 2.4 de avaliação do PGMQ na Universidade de Brasília. 2020. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O Plano Anual de Auditoria Interna (PAINT) é o primeiro passo para que as atividades, auditorias e consultorias realizadas pelo órgão sejam eficazes e eficientes. Com esse documento bem elaborado, a equipe de auditoria interna poderá ter um melhor direcionamento na execução dos trabalhos durante o ano, focando na realização dos trabalhos, e não em seu planejamento. O PAINT também é um instrumento de transparência com relação aos trabalhos, que demonstra, entre outras informações quantas horas serão gastas em cada trabalho, bem como o montante dispendido em cada um. Como base para comparação e consequentes ações de melhoria foi utilizado o modelo de maturidade Internal Audit Capability Model of the Public Sector (IA-CM). Com relação ao PAINT ele estabelece que o plano deve ser baseado nas prioridades da gestão e das partes interessadas. Este estudo teve como objetivo analisar a institucionalização das práticas relativas ao PAINT e a aderência ao modelo do IIA, com base no indicador KPA 2.4 do IA-CM na Universidade de Brasília. Foi realizada pesquisa documental e entrevistas para a obtenção de evidências das práticas performadas pela equipe do órgão. Os resultados demonstram um alto grau de adequação às práticas propostas pelo IA-CM com relação ao KPA 2.4, com a execução e/ou implementação de 21 de 22 das verificações proposta pelo modelo na unidade, mas ainda há 1 processo que não está institucionalizado, além de 4 pontos que precisam ser melhorados e o Manual da Auditoria Interna implementado.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.