Título: | Estudo da influência dos vetores e vias de introdução e propagação de espécies exóticas invasoras sobre as Unidades de Conservação de Proteção Integral no Brasil |
Autor(es): | Vieira, Gabriel Oliveira Lima |
Orientador(es): | Silva, Rafaela Guimarães |
Coorientador(es): | Matricardi, Eraldo Aparecido Trondoli |
Assunto: | Diversidade biológica Invasão biológica Plantas invasoras Unidades de conservação da natureza Plantas exóticas |
Data de apresentação: | 27-Nov-2020 |
Data de publicação: | 7-Out-2021 |
Referência: | VIEIRA, Gabriel Oliveira Lima. Estudo da influência dos vetores e vias de introdução e propagação de espécies exóticas invasoras sobre as Unidades de Conservação de Proteção Integral no Brasil. 2020. 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Florestal)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | A invasão biológica é considerada, atualmente, como uma das principais causas de
perda de diversidade de espécies nativas, sendo uma problemática notada em áreas protegidas
de todo o mundo. Entender quais são os principais vetores e vias/rotas de introdução e
propagação de espécies exóticas invasoras (EEI) da flora e da fauna terrestre em Unidades de
Conservação de Proteção Integral federais foi o objetivo deste estudo. Para analisar essa
relação, dados de infraestrutura urbana, de cobertura e uso do solo e de riqueza de espécies
exótica da fauna e flora terrestre presentes em 138 UC’s de Proteção Integral foram compiladas
e inseridas em modelos lineares generalizados, ajustados à família binomial negativa. A partir
da inferência multi-modelo, obteve-se o modelo médio, que permitiu observar que a variável
ambiental mais relevante e estatisticamente significante para a riqueza de EEI terrestre foi
densidade de estradas (Σwi = 1). A soma de pesos Akaike (Σwi = 1) mostrou que a densidade
de estradas apresentou maior importância relativa sobre a variável resposta quando comparada
às variáveis de cobertura de áreas cultivadas (Σwi = 0.31) e cobertura de infraestrutura urbana
(Σwi = 0.23). Nesse sentido, concluiu-se que a densidade de estradas é uma ameaça às UC de
Proteção Integral por potencialmente alterar ecossistemas naturais ao diminuir a conectividade
funcional e estrutural da paisagem, e facilitar a introdução e estabelecimento de espécies
exóticas invasoras ao criar corredores de dispersão. Além disso, o aumento da densidade de
estradas está intimamente relacionado ao aumento do efeito de borda e de áreas antrópicas,
favorecendo a disponibilidade de ambientes susceptíveis à invasão. Diante do exposto,
emerge-se assim a necessidade de se considerar as estradas no plano de criação e manejo de
UC’s de Proteção Integral e na definição de áreas prioritárias para conservação, tendo em vista
que quanto mais distantes as UC estarão de distúrbios e efeitos provocados pelas estradas, elas
estarão menos susceptíveis à introdução e estabelecimento de espécies exóticas invasoras nos
arredores e no interior e, consequentemente, evitando a perda da biodiversidade nativa. |
Abstract: | Biological invasion is currently considered one of the main causes of loss of diversity
of native species, being a problem noted in protected areas around the world. The objective of
this study was to understand which are the main vectors and routes for the introduction and
propagation of invasive alien species (IAS) of terrestrial flora and fauna in federal Integral
Protection Conservation Units. To analyze this relationship, we compiled data of urban
infrastructure, land cover and land use, and IAS richness of fauna and flora into 138 Integral
Protection Conservation Units. Then, all variables were inserted in generalized linear models
adjusted to the negative binomial distribution. From the multi-model inference, the average
model was obtained, which allowed us to observe the most relevant and statistically significant
environmental variables. Our results showed that road density (Σwi = 1) was the one. The sum
of Akaike weights (Σwi = 1) showed that the density of roads presented greater relative
importance over the response variable when compared to the variables of cropland cover (Σwi
= 0.31) and urban infrastructure cover (Σwi = 0.23). Therefore, road density is a threat to the
Integral Protection UCs for potentially altering natural ecosystems by decreasing the functional
and structural connectivity and facilitating IAS introduction and establishment by creating
dispersion corridors. In addition, the increase in road density is closely related to the increase
in the edge effect and in anthropic areas, favoring the availability of environments susceptible
to invasion. In this sense, the need arises to consider roads in the plan for creation and
management of Integral Protection Conservation Units as well as in the definition of priority
areas for conservation, considering that the more distant the UCs will be from disturbances and
effects caused through the roads, they will be less susceptible to the introduction and
establishment of invasive alien species in the surroundings and inland and, consequently,
avoiding the loss of native biodiversity. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Florestal, 2020. |
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