Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2883
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_GuilhermeRochaCosta.pdf1,59 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O planejamento estratégico no Tribunal de Contas da União : análise histórica
Autor(es): Costa, Guilherme da Rocha
Orientador(es): Almeida, Marcos Ozorio de
Assunto: Planejamento estratégico
Administração pública
Data de apresentação: 2010
Data de publicação: 13-Fev-2012
Referência: COSTA, Guilherme da Rocha. O planejamento estratégico no Tribunal de Contas da União: análise histórica. 2010. 102 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: Este trabalho busca realizar uma análise histórica do Planejamento Estratégico no Tribunal de Contas da União, que conta com dezesseis anos de prática. Trata-se de pesquisa qualitativa e descritiva, que objetiva demonstrar o uso dessa ferramenta em uma organização pública, apresentando dados e informações recolhidos por pesquisas bibliográfica e documental, além de uma entrevista estruturada complementar. Evidencia que o Planejamento Estratégico no Tribunal de Contas teve desenvolvimento orgânico, evoluindo de um simples conceito a uma ferramenta de gestão complexa, causou mudanças na sua estrutura, no seu modelo de gestão e na sua cultura, aproximando o Órgão da melhor interação com o seu ambiente e de aprimoramento o interno, primando pela busca de melhores resultados. A análise das dificuldades apontou a escassez orçamentária e as transformações sociopolíticas (como o advento da Constituição de 1988, por exemplo) como fontes de ameaças para a organização pública, demandando inclusive uma postura de garantia de sobrevivência e proatividade, evitando problemas futuros, e criando a necessidade da busca por parcerias. Concluiu-se que somente a elaboração do Planejamento Estratégico não garante bons resultados, sendo necessário compromisso geral da instituição, principalmente por haver constante alternância na Alta Direção, e a adoção de outras técnicas gerenciais complementares, como a gestão de projetos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de graduação em Administração a distância, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.TCC.2883
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons