Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28826
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_MatheusFranciscoAlvesMesquita_tcc.pdf1,49 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Gestão e governança da secretaria executiva da UNA-SUS : a produção de cursos como uma nova atribuição
Autor(es): Mesquita, Matheus Francisco Alves
Orientador(es): Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
Assunto: Política Nacional de Educação Permanente em Saúde
Governança pública
Ensino superior
Saúde pública
Data de apresentação: 7-Dez-2020
Data de publicação: 7-Out-2021
Referência: MESQUITA, Matheus Francisco Alves. Gestão e governança da secretaria executiva da UNA-SUS: a produção de cursos como uma nova atribuição. 2020. 74 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Esse estudo buscou analisar o que levou a Secretaria Executiva da UNA-SUS a produzir cursos, analisando como atores-chave da instituição lidaram com as novas atribuições e discutir acerca das demandas de produção de cursos pela SE, que é onde ocorre toda a gerência e articulação com órgãos superiores para a criação de cursos gratuitos na modalidade à distância (EAD). Para entender como ocorre a articulação entre as instituições da Rede para novos cursos e a autossustentação da SE como produtora de cursos, o trabalho contou com entrevistas a atores- chave da SE para que se pudesse entender todo o processo de sistematização com a Rede, o que de fato vem a ser a UNA-SUS e como lidou com a produção própria de cursos. Para a análise, e com a finalidade de alcançar os objetivos geral e específicos, utilizou-se o Software Iramuteq, que fez a análise das três entrevistas realizadas. Dentre essas análises estão a Estatística, Especificidades e AFC, Classificação (Método de Reinert), Similitude e Classificação Hierárquica Descendente (CHD), que contribuíram para melhor obtenção de resultados e exploração do argumento que refutou a hipótese do estudo. A pesquisa tem características qualitativas. Os resultados demonstraram que a Secretaria Executiva, além das atribuições descritas na Portaria, tornou-se um laboratório de inovação em tecnologia e educação, servindo de modelo para as demais instituições da Rede e de que não foi com a intenção de se manter financeiramente, que começaram a produzir os cursos EAD.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.