Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Figueiredo, Pedro Osmar Flores de Noronha | - |
dc.contributor.author | Gonçalves, Eduardo Marques | - |
dc.contributor.author | Vitelli, Marcella Miranda | - |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, Eduardo Marques; VITELLI, Marcella Miranda. Lazer e pandemia: estudo sobre as práticas de lazer dos estudantes de Educação Física da Universidade de Brasília. 2021. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo tem como objetivo identificar, compreender e problematizar os interesses
dos estudantes da Faculdade de Educação Física (Universidade de Brasília) e como
usufruíram dos tempos disponíveis às práticas de lazer em tempos pandêmicos.
Trata-se de uma pesquisa social de cunho exploratório e abordagem qualitativa, da
qual utilizamos da aplicação de um questionário on-line com 76 respostas válidas.
Foram definidos 3 momentos para a linha de raciocínio do questionário, foram eles:
Momento 1: Momento anterior à pandemia atingir o Brasil e as aulas na UnB serem
suspensas (Janeiro - Março 2020); Momento 2: Momento em que as aulas da UnB
estavam suspensas devido à pandemia do Covid-19 e período anterior ao retorno
remoto das aulas na UNB (Março - Agosto); Momento 3: Momento em que as aulas
da UnB voltaram remotamente (Agosto - Dezembro 2020). Os resultados indicaram
que as práticas de lazer mais acessadas nesses 3 momentos foram as
virtuais/digitais. Mesmo com as restrições devido à pandemia, o acesso aos bares,
restaurantes e confraternizações com amigos, continuaram acontecendo, segundo o
questionário aplicado. Houve aumento da percepção da importância do lazer na vida
dos estudantes nesse período de pandemia. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pandemia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Lazer | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes universitários - Educação Física | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidade de Brasília (UnB) - estudantes | pt_BR |
dc.subject.keyword | covid-19 | pt_BR |
dc.title | Lazer e pandemia : estudo sobre as práticas de lazer dos estudantes de Educação Física da Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-10-07T13:43:23Z | - |
dc.date.available | 2021-10-07T13:43:23Z | - |
dc.date.submitted | 2021-05-26 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/28824 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study aims to identify, understand and discuss the interests of students at the
Faculdade de Educação Física (Universidade de Brasília) and how they took
advantage of the time available for leisure activities in pandemic times. This is a social
research of exploratory nature and qualitative approach, in which we used the
application of an online questionnaire that obtained 76 valid responses. We named 3
moments for the line of reasoning of the questionnaire, they were: Moment 1: Moment
before the pandemic hit Brazil and classes at UnB were suspended (January - March
2020). Moment 2: Moment when classes at UnB were suspended due to the Covid-19
pandemic; period prior to the remote return from classes at UNB (March - August).
Moment 3: Moment when UnB classes returned remotely (August - December 2020).
The results indicated that the most accessed leisure practices in these 3 moments
were the virtual/digital ones. It is noteworthy that even with the restrictions due to the
pandemic, access to bars, restaurants and get-togethers with friends continued to
happen, according to the questionnaire applied. There was an increase in the
perception of the importance of leisure in the lives of students during this pandemic
period. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|