Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Santos, Renata Callaça Gadioli dos | - |
dc.contributor.author | Pereira, Geovana da Silva | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Geovana da Silva. Análise comparativa da gestão escolar: situação de abandono no CED Fercal e CED Professor Carlos Ramos Mota. 2020. 69 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste trabalho busca-se analisar comparativamente a gestão escolar do ensino médio
público entre duas escolas do Distrito Federal (DF) sobre o abandono escolar. O
objetivo geral é analisar a influência da liderança do gestor escolar na redução do
abandono escolar no Centro Educacional Fercal e no Centro Educacional Professor
Carlos Ramos Mota. Dessa forma, para que o objetivo do estudo pudesse ser
alcançado, foi utilizado o método de análise histórica do abandono escolar em todas
as escolas de ensino médio público do DF, no período de 2015 a 2019, com a
finalidade de selecionar somente duas instituições. Procurou-se escolher uma que
obtivesse o maior índice de abandono escolar e outra com o menor a fim de analisar
comparativamente a gestão dessas escolas. Quanto à metodologia de pesquisa, foi
aplicado uma abordagem mista, de cunho descritivo, com pesquisa documental,
utilização de dados secundários, entrevistas semiestruturadas, com levantamento
bibliográfico prévio. A pesquisa permitiu concluir que os gestores e toda a equipe da
gestão escolar usam da busca ativa do aluno que abandona. Quando o jovem deixa
de frequentar a organização de ensino, os gestores escolares busca se aproximar da
família para entender as razões que o mantém sem estudar, fazendo uma orientação
familiar. E a partir daí começa um trabalho de sensibilização para a importância de
frequentar a escola e de confiança para conseguir desempenhar o seu papel como
gestor. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestão escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Evasão escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes | pt_BR |
dc.title | Análise comparativa da gestão escolar : situação de abandono no CED Fercal e CED Professor Carlos Ramos Mota | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-10-07T13:38:37Z | - |
dc.date.available | 2021-10-07T13:38:37Z | - |
dc.date.submitted | 2020-12-04 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/28823 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Gestão de Políticas Públicas
|