Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28821
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_AnnaLuisaReisSousa_tcc.pdf341,45 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Autonomia das mulheres e instrumentos de ação pública para tratamento de endometriose
Autor(es): Sousa, Anna Luísa Reis
Orientador(es): Silva, Suylan de Almeida Midlej e
Assunto: Direitos das mulheres
Mulheres - saúde e higiene
Planejamento familiar
Instrumentos de ação pública
Data de apresentação: 11-Dez-2020
Data de publicação: 7-Out-2021
Referência: SOUSA, Anna Luísa Reis. Autonomia das mulheres e instrumentos de ação pública para tratamento de endometriose. 2020. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: A doença ginecológica endometriose é extremamente desafiante no que se refere às dificuldades em seu diagnóstico, tratamento e implicações para as diversas dimensões da vida das mulheres. Nesta pesquisa, serão discutidos os tratamentos propostos no âmbito público e privado, o direito das mulheres perante essas opções e os conflitos que este assunto gera diante do instrumento de ação pública, que é a legislação de planejamento familiar do Brasil. A pesquisa é descritiva e exploratória e com abordagem qualitativa. Utilizou-se da técnica de pesquisa documental e entrevista semiestruturada, sendo os dados coletados e analisados segundo o método de análise de conteúdo. O direito das mulheressobre o próprio corpo na escolha do tratamento para a doença endometriose foi analisado utilizando como referencial teórico os Instrumentos de Ação Pública, Autonomia e Ativismo das Mulheres. Como principais resultados de pesquisa observou-se a defasagem da legislação de planejamento familiar em relação ao tratamento de endometriose e a necessidade de novos instrumentos de ação pública para enfrentamento da doença considerando a autonomia das mulheres.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.