Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2882
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_WalterNascimentoNeto.pdf210,64 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Sobre a noção de physis e suas relações com a polis
Autor(es): Nascimento Neto, Walter
Orientador(es): Cornelli, Gabriele
Assunto: Filosófos pré-socráticos
Filosofia da natureza
Data de apresentação: 12-Dez-2011
Data de publicação: 13-Fev-2012
Referência: NASCIMENTO NETO, Walter. Sobre a noção de physis e suas relações com a polis. 2011. 32 f. Monografia (Bacharelado em Filosofia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Anaximandro é provavelmente o primeiro de que temos notícia a iniciar o questionamento não mitológico sobre o nosso lugar no mundo, sobre a própria existência e permanência do universo e sobre as forças naturais ou teológicas que colaboram nessa permanência. Tais questões rementem à ideia de natureza (physis), algo envolvido com a própria gênese e ordenamento dos elementos que compõem o universo. Essa ideia é definidora do que chamamos de filosofia Pré-socrática e se liga fortemente às instituições sociais nas quais ela se originou. O apeiron de Anaximandro reflete o tipo de sociedade que começa a surgir no século VI a.e.c. e que, à medida em que se distancia do sistema monárquico e caminha em direção à democracia, também se afasta do mito e ruma em direção à filosofia. Foi pela oportunidade de se espelhar em um outro tipo de forma de controle social que os gregos desse período conseguiram projetar no mundo natural uma nova forma de explicar o mundo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2011.
Aparece na Coleção:Filosofia - Graduação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons