Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28818
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_EnzophelipeBrenoDeOliveira_tcc.pdf294,39 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Reprodutibilidade das medidas de força muscular isométrica máxima obtidas através de um dinamômetro portátil de tração
Autor(es): Oliveira, Enzophelipe Breno de
Orientador(es): Vianna, Lauro Casqueiro
Assunto: Força muscular
Reprodutibilidade
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 7-Out-2021
Referência: Oliveira, Enzophelipe Breno de. Reprodutibilidade das medidas de força muscular isométrica máxima obtidas através de um dinamômetro portátil de tração. 2021. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A importância de se avaliar força muscular tem sido descrita tanto no ambiente esportivo como na saúde, as contraçõesisométricas têm sido utilizadas como uma forma mais rápida e mais acessível de avaliação, desta forma o objetivo principal do estudo é o de verificar a reprodutibilidade das medidas de força muscular isométrica do dinamômetro de tração – E-lastic. Métodos: O estudo é caracterizado como do tipo descritivo. Foram recrutados 29 voluntários, sem doenças crônicas ou osteomioarticulares. Foram realizadas 3 dias de testes, sendo 1 dia de familiarização, entre as sessões de teste e reteste tiveram um intervalo de 24 horas. Os sujeitos tiveram que realizar 3 séries de contração isométrica máxima, de 3 a 5 segundos de forma contrabalanceada, utilizando um dinamômetro de tração. Onde executaram os seguintes movimentos: Rotação externa do ombro (REXT), flexão de cotovelo (FLEXC) e extensão de quadril (EXTQ). Resultados: O coeficiente de correlação intraclasse pra todas as medidas foi > 0,90 e o erros típicos das medidas foram abaixo de 5%, classificando a reprodutibilidade do dinamômetro como excelente. Conclusão: O estudo concluiu que o dinamômetro de tração E-lastic é um instrumento preciso para a avaliação da força muscular isométrica máxima e apresentou altíssima reprodutibilidade intra avaliador e inter dias para os movimentos de rotação externa do ombro, flexão de cotovelo e extensão de quadril.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.