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https://bdm.unb.br/handle/10483/28812
Título: | Análise da relação entre empresas e o patrocínio esportivo no Distrito Federal |
Autor(es): | Corrêa, Gabriella |
Orientador(es): | Azevêdo, Paulo Henrique |
Assunto: | Marketing esportivo Patrocínio esportivo |
Data de apresentação: | 21-Mai-2021 |
Data de publicação: | 7-Out-2021 |
Referência: | CORRÊA, Gabriella. Análise da relação entre empresas e o patrocínio esportivo no Distrito Federal. 2021. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | Introdução – O mercado do patrocínio esportivo movimenta, no mundo, bilhões de dólares todos os anos, favorecendo todas as partes associadas ao seu processo estratégico, inclusive às empresas patrocinadores. Objetivos – O objetivo desta pesquisa foi analisar as informações, levantadas, relacionadas aos processos deci sórios das empresas e seus desdobramentos acerca do patrocínio esportivo. Metodologia – A pesquisa, possui caráter qualitativo descritivo. O GoogleForms foi utilizado como instrumento de coleta de dados por meio de questionário eletrônico, enviado aos profissionais responsáveis pelo patrocínio nas empresas patrocinadoras
do Distrito Federal. Resultados – Foi observado que as empresas tendem a patrocinar entidades esportivas que demonstrem possuir responsabilidade e credibilidade, chances de se destacar no esporte e faça parte da comunidade onde a empresa está sediada. Além disso, “inserção nas mídias sociais” e “retorno de mídia espontânea (gratuita)”, se destacam como um dos principais retornos, pretendidos pelo patrocinador, em face deste investimento. Conclusão – A percepção das empresas diante dos resultados obtidos pelo patrocínio se mostrou empírica e imprecisa. Informações
mais específicas podem indicar melhores estratégias tanto para as empresas quanto para as entidades esportivas a procura de patrocinadores. Se faz necessária a continuidade desta pesquisa, bem como novas estratégias para abordagem efetiva e consequentemente maior número de valores da amostra para o levantamento e análise dos dados em uma amostra mais significativa em relação aos respondentes representantes das empresas patrocinadoras do Distrito Federal. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2021. |
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Aparece na Coleção: | Educação Física
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