Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28807
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_GraziellaPavanRissato_tcc.pdf681,15 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Repertórios de interação estado- sociedade : estratégias de incidência do CFEMEA na representatividade feminina no Poder Legislativo Federal
Autor(es): Rissato, Graziella Pavan
Orientador(es): Silva, Suylan de Almeida Midlej e
Assunto: Poder Legislativo
Representação política
Mulheres na política
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 6-Out-2021
Referência: RISSATO, Graziella Pavan. Repertórios de interação estado- sociedade: estratégias de incidência do CFEMEA na representatividade feminina no Poder Legislativo Federal. 2020. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Desde o processo de redemocratização do Brasil, a participação social vem ganhando mais espaço na produção de políticas públicas no país, inclusive em espaços institucionalizados. Contribuindo com a agenda de pesquisa que trabalha os repertórios de ação coletiva e a interação entre Estado e Sociedade, o presente estudo pretende olhar o fenômeno a partir do interior de uma organização da sociedade civil que atua em interação com o Estado para incidir em políticas públicas. Este trabalho optou por olhar para políticas para as mulheres, especialmente as que garantem maior representatividade deste grupo social na política institucional, a partir do olhar para o Poder Legislativo Federal, pois em que pese a maioria da população brasileira seja composta por mulheres, estas ainda possuem pouca presença nos cargos de poder, o que se pode observar pela pequena taxa de Deputadas Federais eleitas no país. Assim, a partir da análise dos dados sobre as candidatas eleitas nos últimos pleitos para o referido cargo e as informações colhidas na organização social escolhida (CFEMEA), este estudo analisa o quantitativo de mulheres eleita e os repertórios utilizados pelo CFEMEA para gerar incidência nesta política.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.