Título: | Ecodesign no setor automotivo : o uso de materiais ecológicos em componentes de veículos leves faz diferença na intenção de compra do consumidor? |
Autor(es): | Rocha, Letícia de Carvalho |
Orientador(es): | Dias, Maria Amélia de Paula |
Assunto: | Design de produtos Setor automotivo Economia circular Produtos ecológicos Impacto ambiental Comportamento do consumidor |
Data de apresentação: | 26-Mai-2021 |
Data de publicação: | 6-Out-2021 |
Referência: | ROCHA, Letícia de Carvalho. Ecodesign no setor automotivo: o uso de materiais ecológicos em componentes de veículos leves faz diferença na intenção de compra do consumidor?. 2021. 86 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | O ecodesign é considerado um processo de desenvolvimento do produto que
tem como principal objetivo identificar maneiras de minimizar o impacto ambiental
nocivo durante todo o ciclo de vida do produto, desse modo, é necessário englobar a
sustentabilidade no planejamento do design do produto desde a concepção até o
desmonte. O presente trabalho tem como objeto de estudo o setor automotivo, pois a
expansão da indústria automobilística resultou em impactos ecológicos e sociais
negativos e esse fato desencadeou a necessidade de rever os processos produtivos,
como movimento de substituição dos materiais derivados de petróleo e de base
mineral para o uso de materiais ecológicos. Ademais, há a necessidade de
compreender como o consumidor e o potencial consumidor percebem essas
alterações de viés mais sustentável e qual é o impacto dessa mudança no processo
de decisão e de intenção de compra de um veículo leve. Por isso, a pergunta que
motiva essa pesquisa é: A sustentabilidade dos componentes de um veículo leve
influencia no processo de decisão de compra do consumidor? Com a finalidade de
compreender a influência dos materiais ecológicos em componentes de veículos leves
no processo de decisão e de intenção de compra, foi escolhido a pesquisa exploratória
de caráter quantitativo, cujo instrumento de pesquisa foi um questionário. As 505
respostas válidas obtidas no questionário foram analisadas de acordo com a análise
descritiva de dados e com o teste de hipótese qui-quadrado de aderência. Percebeu-se que os consumidores e potenciais consumidores possuem comportamentos
contraditórios quando envolvem aspectos sustentáveis, isto é, seu hábito de consumo
não corresponde com as suas crenças e valores pessoais. No contexto do trabalho, a
maior parte dos respondentes possuem consciência ambiental, mas no momento de
priorização no momento de decisão de compra os atributos de qualidade intrínsecas
ao veículo são os mais decisivos para a compra. Deste modo, o estudo presente
contribuiu para diminuir a escassez de estudos que correlacione o setor automotivo,
sustentabilidade e o processo de decisão e intenção de compra de um veículo leve. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Administração
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.