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Título: Ecodesign no setor automotivo : o uso de materiais ecológicos em componentes de veículos leves faz diferença na intenção de compra do consumidor?
Autor(es): Rocha, Letícia de Carvalho
Orientador(es): Dias, Maria Amélia de Paula
Assunto: Design de produtos
Setor automotivo
Economia circular
Produtos ecológicos
Impacto ambiental
Comportamento do consumidor
Data de apresentação: 26-Mai-2021
Data de publicação: 6-Out-2021
Referência: ROCHA, Letícia de Carvalho. Ecodesign no setor automotivo: o uso de materiais ecológicos em componentes de veículos leves faz diferença na intenção de compra do consumidor?. 2021. 86 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O ecodesign é considerado um processo de desenvolvimento do produto que tem como principal objetivo identificar maneiras de minimizar o impacto ambiental nocivo durante todo o ciclo de vida do produto, desse modo, é necessário englobar a sustentabilidade no planejamento do design do produto desde a concepção até o desmonte. O presente trabalho tem como objeto de estudo o setor automotivo, pois a expansão da indústria automobilística resultou em impactos ecológicos e sociais negativos e esse fato desencadeou a necessidade de rever os processos produtivos, como movimento de substituição dos materiais derivados de petróleo e de base mineral para o uso de materiais ecológicos. Ademais, há a necessidade de compreender como o consumidor e o potencial consumidor percebem essas alterações de viés mais sustentável e qual é o impacto dessa mudança no processo de decisão e de intenção de compra de um veículo leve. Por isso, a pergunta que motiva essa pesquisa é: A sustentabilidade dos componentes de um veículo leve influencia no processo de decisão de compra do consumidor? Com a finalidade de compreender a influência dos materiais ecológicos em componentes de veículos leves no processo de decisão e de intenção de compra, foi escolhido a pesquisa exploratória de caráter quantitativo, cujo instrumento de pesquisa foi um questionário. As 505 respostas válidas obtidas no questionário foram analisadas de acordo com a análise descritiva de dados e com o teste de hipótese qui-quadrado de aderência. Percebeu-se que os consumidores e potenciais consumidores possuem comportamentos contraditórios quando envolvem aspectos sustentáveis, isto é, seu hábito de consumo não corresponde com as suas crenças e valores pessoais. No contexto do trabalho, a maior parte dos respondentes possuem consciência ambiental, mas no momento de priorização no momento de decisão de compra os atributos de qualidade intrínsecas ao veículo são os mais decisivos para a compra. Deste modo, o estudo presente contribuiu para diminuir a escassez de estudos que correlacione o setor automotivo, sustentabilidade e o processo de decisão e intenção de compra de um veículo leve.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021.
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