Título: | O futebol americano no Brasil : a introdução de um esporte estrangeiro sob a perspectiva do comportamento do consumidor |
Autor(es): | Bernardes, Mateus de Almeida |
Orientador(es): | Paiva, João Carlos Neves de |
Assunto: | Futebol americano Comportamento do consumidor Consumidores - preferência Marketing esportivo Marketing de relacionamento |
Data de apresentação: | 26-Mai-2021 |
Data de publicação: | 6-Out-2021 |
Referência: | BERNARDES, Mateus de Almeida. O futebol americano no Brasil: a introdução de um esporte estrangeiro sob a perspectiva do comportamento do consumidor. 2021. 64 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | O futebol americano é o esporte mais popular dos Estados Unidos desde a década de 1970 e aos
poucos ganha espaço no cenário global. No Brasil, algumas pesquisas apontam o crescimento
no número de pessoas que se declaram fãs da modalidade colocando o país como segundo maior
público fora dos Estados Unidos. Observa-se o surgimento de um potencial mercado
consumidor e por isso o objetivo deste estudo é identificar atributos de valor que possam
explicar o crescente interesse no futebol americano e interpretá-los à luz das teorias de valor
percebido pelo consumidor. Para isso, foram realizadas entrevistas em profundidade com 10
consumidores de futebol americano as quais foram analisadas por meio de análise de conteúdo
para formar construtos que representassem os atributos de valor. Como resultado foram
identificados 14 construtos que representam as características do futebol americano
consideradas valiosas para os consumidores brasileiros que foram analisados através da
Tipologia de Valor de Holbrook e do Behavioral Perspective Model – BPM. |
Abstract: | American football has been the most popular sport in the United States since the 1970s and is
gradually gaining ground on the global scenery. In Brazil, some surveys point to the growth
in the number of people who declare themselves as fans of the sport, placing the country as
the second largest audience outside the United States. It is observed, the emergence of a
potential consumer market and therefore the objective of this study is to identify attributes of
value that can explain the growing interest in the football and interpret them from the
perspective of the consumer perceived valeue theories. For this purpose, in-depth interviews
were conducted with 10 football consumers that were subsequently analyzed through a
content analysis to build constructs that represented the attributes of value. As a result, 14
constructs were identified that represent the characteristics of football considered valueble to
Brazilian consumers, which were analyzed using the Holbrook Typology of Value and the
Behavioral Perspective Model - BPM. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021. |
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