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Título: O futebol americano no Brasil : a introdução de um esporte estrangeiro sob a perspectiva do comportamento do consumidor
Autor(es): Bernardes, Mateus de Almeida
Orientador(es): Paiva, João Carlos Neves de
Assunto: Futebol americano
Comportamento do consumidor
Consumidores - preferência
Marketing esportivo
Marketing de relacionamento
Data de apresentação: 26-Mai-2021
Data de publicação: 6-Out-2021
Referência: BERNARDES, Mateus de Almeida. O futebol americano no Brasil: a introdução de um esporte estrangeiro sob a perspectiva do comportamento do consumidor. 2021. 64 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O futebol americano é o esporte mais popular dos Estados Unidos desde a década de 1970 e aos poucos ganha espaço no cenário global. No Brasil, algumas pesquisas apontam o crescimento no número de pessoas que se declaram fãs da modalidade colocando o país como segundo maior público fora dos Estados Unidos. Observa-se o surgimento de um potencial mercado consumidor e por isso o objetivo deste estudo é identificar atributos de valor que possam explicar o crescente interesse no futebol americano e interpretá-los à luz das teorias de valor percebido pelo consumidor. Para isso, foram realizadas entrevistas em profundidade com 10 consumidores de futebol americano as quais foram analisadas por meio de análise de conteúdo para formar construtos que representassem os atributos de valor. Como resultado foram identificados 14 construtos que representam as características do futebol americano consideradas valiosas para os consumidores brasileiros que foram analisados através da Tipologia de Valor de Holbrook e do Behavioral Perspective Model – BPM.
Abstract: American football has been the most popular sport in the United States since the 1970s and is gradually gaining ground on the global scenery. In Brazil, some surveys point to the growth in the number of people who declare themselves as fans of the sport, placing the country as the second largest audience outside the United States. It is observed, the emergence of a potential consumer market and therefore the objective of this study is to identify attributes of value that can explain the growing interest in the football and interpret them from the perspective of the consumer perceived valeue theories. For this purpose, in-depth interviews were conducted with 10 football consumers that were subsequently analyzed through a content analysis to build constructs that represented the attributes of value. As a result, 14 constructs were identified that represent the characteristics of football considered valueble to Brazilian consumers, which were analyzed using the Holbrook Typology of Value and the Behavioral Perspective Model - BPM.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021.
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