Título: | Análise de comentários de vídeos virais : percepção de marca de grandes redes de fast-food |
Autor(es): | Teixeira, Matheus Sousa |
Orientador(es): | Codá, Renato Calhau |
Assunto: | YouTube (Site de vídeos) Marca de produtos Mídia social Campanhas publicitárias Marketing digital Fast food |
Data de apresentação: | 14-Mai-2021 |
Data de publicação: | 6-Out-2021 |
Referência: | TEIXEIRA, Matheus Sousa. Análise de comentários de vídeos virais: percepção de marca de grandes redes de fast-food. 2021. 62 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | O presente estudo buscou entender, por meio de comentários online em vídeos virais,
a percepção de marca de empresas de fast-food no Brasil. Para alcançar esse
objetivo, foi empregada uma abordagem qualitativa com a utilização do método de
análise de conteúdo para examinar as postagens disponíveis de usuários na
plataforma Youtube. Para a realização da pesquisa foi necessário: separar vídeos
virais com base no número de visualizações; extrair comentários utilizando a
ferramenta Youtube Data Tools com o módulo Video Info and Comments; refinar os
comentários baseando-se em popularidade; categorizar com fundamento em Wendt,
Griesbaum e Kölle (2016); e analisar as informações. A amostra somou seis vídeos
(três para cada empresa), com um total de 1.819 postagens avaliadas. Como
resultados tem-se que aspectos como marca e conteúdo de vídeo são os mais
presentes nas postagens dos usuários, que há certa cultura de discussão entre os
participantes da plataforma e que o Burger King possui praticamente o dobro de
avaliações positivas à sua marca em comparação com seu concorrente Mcdonald’s.
Para futuras pesquisas é recomendado que haja uma amostra mais variada de setores
e uma combinação entre informações tanto dos utilizadores da plataforma quanto das
empresas analisadas para fornecer um estudo completo do sucesso das campanhas
virais. O estudo contribui academicamente para uma maior compreensão dos
impactos do marketing viral no Youtube, visto a pouca produção desse tema no país. |
Abstract: | This study sought to understand, through online comments on viral videos, the brand
perception of fast-food companies in Brazil. To achieve this goal, a qualitative
approach was used with the use of the content analysis method to examine the posts
available to users on the Youtube platform. To carry out the research, it was necessary
to: separate viral videos based on the number of views; extract comments using the
Youtube Data Tools tool with the Video Info and Comments module; refine comments
based on popularity; categorize based on Wendt, Griesbaum and Kölle (2016); and
analyze the information. The sample totaled six videos (three for each company), with
a total of 1,819 posts evaluated. As a result, aspects such as brand and video content
are most present in users' posts, that there is a certain culture of discussion among
platform participants and that Burger King has almost twice as many positive reviews
of its brand in comparison. with its competitor Mcdonald's. For future research it is
recommended that there is a more varied sample of sectors and a combination of
information from both users of the platform and the companies analyzed to provide a
complete study of the success of viral campaigns. The study contributes academically
to a greater understanding of the impacts of viral marketing on Youtube, given the low
production of this topic in the country. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021. |
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