Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28797
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_MatheusCasteloBrancoSousa_tcc.pdf375,69 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Qualidade de vida no trabalho : percepção de trabalhadores em regime de teletrabalho em uma montadora de veículos no Distrito Federal
Autor(es): Sousa, Matheus Castelo Branco
Orientador(es): Ferreira, Rodrigo Rezende
Assunto: Teletrabalho
Qualidade de vida no trabalho
Produtividade do trabalho
Data de apresentação: 21-Mai-2021
Data de publicação: 6-Out-2021
Referência: SOUSA, Matheus Castelo Branco. Qualidade de vida no trabalho: percepção de trabalhadores em regime de teletrabalho em uma montadora de veículos no Distrito Federal. 2021. 41 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar a percepção de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) de uma amostra de trabalhadores em uma montadora de veículos que estão em regime de teletrabalho, no Distrito Federal. Como essa modalidade de regime de trabalho vem se tornando cada vez mais comum, trazendo, entre outras vantagens, economia de custos para as organizações e mais flexibilidade para os trabalhadores, é importante verificar como a QVT está sendo abordada pelas organizações nesse contexto. A pesquisa realizada foi empírica, descritiva e quantitativa. O instrumento utilizado foi o Inventário de Avaliação de Qualidade de Vida no Trabalho (IA_QVT), constituído pelos fatores Condições de Trabalho, Organização do Trabalho, Relações Socioprofissionais de Trabalho, Reconhecimento e Crescimento Profissional e Uso da Informática. Os dados foram coletados por meio de um survey, em formato online, autoaplicável, sendo a amostragem do tipo não probabilística e por conveniência. A análise dos dados se deu através do uso de estatísticas descritivas. Os resultados apontaram que a percepção da amostra sobre sua Qualidade de Vida no Trabalho se encontra, globalmente, em uma zona de bemestar moderado. Ao mesmo tempo, os resultados apontam que a percepção dos participantes sobre o fator Organização do Trabalho se encontra em uma zona crítica, de mal-estar moderado, demandando atenção da organização no sentido de atuar para evitar o adoecimento de seus profissionais. À luz dos resultados, recomenda-se que a organização estudada utilize a presente pesquisa como base para ações de gestão da QVT de seus trabalhadores, para que seja verificado os pontos negativos encontrados e, se possível, consolidados os pontos positivos. Por fim, os limites da pesquisa são analisados e é proposta uma agenda de pesquisa.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.