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Título: Instagram como ferramenta de relacionamento com o cliente : estudo de caso de uma loja de varejo digital
Autor(es): Vilhagra, Mariana Vitória de Matos
Orientador(es): Codá, Renato Calhau
Assunto: Instagram (Rede social on-line)
Marketing digital
Marketing de relacionamento
Clientes - relacionamento
CRM (Custumer Relationship Management)
Data de apresentação: 14-Mai-2021
Data de publicação: 5-Out-2021
Referência: VILHAGRA, Mariana Vitória de Matos. Instagram como ferramenta de relacionamento com o cliente: estudo de caso de uma loja de varejo digital. 2021. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Diante da grande inserção de tecnologias e inovações nos hábitos de consumo, faz-se necessário entender as novas formas de relacionamento entre marcas e consumidor. Considerando as inúmeras ferramentas digitais disponíveis na atualidade, este trabalho investigou como o Instagram pode ser usado como instrumento de manutenção de relacionamento com o cliente. Além disso, foram relacionados os contextos mais frequentes das interações nos comentários do feed. Foram identificadas algumas estratégias que colaboram para a construção de laços e foi avaliada a relevância do Instagram como ferramenta de marketing de relacionamento. A pesquisa foi do tipo descritiva e se utilizou um estudo de caso. A coleta de dados foi feita com 120 posts do Instagram da EMPRESA A e as análises foram feitas com base na análise de conteúdo e em análises textuais feitas pelo IRaMuTeq. Os resultados apontaram que o Instagram da loja foi utilizado, principalmente, para construir relacionamento por meio de respostas amigáveis e explicativas. Também foi observado a utilização dessa ferramenta digital contribui com o serviço de atendimento ao consumidor e com uma boa percepção da marca, em maioria, causada por legendas e contextos de identificação do público.
Abstract: In the face of the massive insertion of technologies and innovations in consumer habits, it is necessary to understand the new forms of relationships between brands and consumers. Considering the numerous digital tools available nowadays, this work investigated how Instagram can be used as a tool for maintaining customer relationships. In addition, were related the most frequent contexts of interactions in the feed comments, were identified some strategies that collaborate to the construction of ties and was evaluated the relevance of Instagram as a tool for relationship marketing. The research was of the descriptive and survey type, it was also used as a case study. The data collection was made with 120 Instagram posts of the brand COMPANY A and the analyzes were made based on the content analysis and textual analyzes made by IRaMuTeq. The results pointed out that the store's Instagram was used, mainly, for relationships through friendly and explanatory responses. It was also observed the use of this digital tool with the customer service and with a good perception of the brand, in majority caused by captions and contexts of public identification.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021.
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