Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28791
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_LuizFelipePimentaDeAraujo_tcc.pdf793,73 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Ensinando estratégia empresarial : estado atual de uso e potencialidades dos jogos sérios na graduação em Administração
Autor(es): Araújo, Luiz Felipe Pimenta de
Orientador(es): Santos Júnior, Carlos Denner dos
Assunto: Jogos digitais
Estratégias empresariais
Planejamento estratégico
Vantagem competitiva
Jogos educativos
Data de apresentação: 8-Mar-2021
Data de publicação: 5-Out-2021
Referência: ARAÚJO, Luiz Felipe Pimenta de. Ensinando estratégia empresarial: estado atual de uso e potencialidades dos jogos sérios na graduação em Administração. 2021. 58 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Não é de hoje que identificamos que os jogos têm potencial para ajudar no ensino. O jogo Banco Imobiliário, por exemplo, serve há algum tempo para auxiliar no desenvolvimento de diversas competências, como de negociação e tomada de decisão estratégica. O avanço da tecnologia e a digitalização do mercado de jogos, inclusive, tem voltado os olhos da academia para a utilização dessa ferramenta de ensino em cursos de graduação. No entanto, na graduação em Administração, a confiança nos jogos não parece estar estabelecida ou ser popular no Brasil. Procurando artigos utilizando o termo “Jogos Sérios” (Serious Games), é possível perceber que há poucos casos relatados de aplicação dessas ferramentas de ensino nas principais disciplinas do curso, dentre elas a disciplina de Estratégia. Com isso em vista, esta pesquisa visa entender um pouco mais sobre o potencial dos jogos no ensino no geral, e o estado atual de utilização dos jogos na disciplina de Estratégia Empresarial. Para identificar o conteúdo (tópicos) da disciplina, analisou-se quantitativamente 47 ementas disponibilizadas nos sites das universidades federais do Brasil. Verificou-se dentre os tópicos que mais se repetiram nessas ementas: planejamento estratégico (25), análise do ambiente (21) e vantagem competitiva (10). Nenhum termo ligado ao uso dos Jogos Sérios foi encontrado nas ementas coletadas. Em seguida, para entender sobre o aproveitamento do potencial dos jogos na disciplina, foram entrevistados oito professores de 6 universidades brasileiras, todos ministrantes da disciplina atualmente. Foi identificado que todos os professores entrevistados conhecem os conceitos principais dos Jogos Sérios, em especial sobre suas aplicações no ensino. Seis deles já utilizaram os jogos, mas apenas três utilizam atualmente. Entretanto, os seis que já utilizaram pretendem utilizar no futuro ou continuar utilizando. Os professores ressaltaram a capacidade dos jogos de desenvolver o trabalho em equipe e capacidades analíticas, além de promover engajamento e auxiliar no ensino também por meio da integração entre diversas áreas. Essa pesquisa conclui, portanto, que os jogos podem ser usados como forma complementar de ensino para auxiliar no desenvolvimento de competências analíticas e do trabalho em equipe, contribuindo no ensino de tópicos de teor prático, como o de Implementação da Estratégia, promovendo o engajamento dos alunos por meio de um ensino integrado e lúdico.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.