Título: | Negócios sociais em turismo no Brasil e os efeitos da crise gerada pela pandemia de Covid-19 |
Autor(es): | Freire, Lara Liz |
Orientador(es): | Costa, Helena Araújo |
Assunto: | Turismo sustentável Planejamento empresarial Empresas de turismo covid-19 Pandemia |
Data de apresentação: | 20-Mai-2021 |
Data de publicação: | 5-Out-2021 |
Referência: | FREIRE, Lara Liz. Negócios sociais em turismo no Brasil e os efeitos da crise gerada pela pandemia de Covid-19. 2021. 70 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | A pandemia de COVID-19 afetou a população mundial, o turismo foi um dos setores mais
abalados por essa circunstância. Nesse momento, onde as desigualdades foram ampliadas, é
fortalecida a necessidade de iniciativas de enfrentamento a problemas sociais como os
negócios sociais, que consistem em modelos de organizações que possuem intencionalidade
híbrida, ou seja, priorizam causar impacto social e obter lucro simultaneamente. Essa pesquisa
trata desses negócios, com o objetivo de mapear os efeitos da crise gerada pela pandemia de
COVID-19 sobre a gestão dos negócios sociais no setor do turismo brasileiro e as
expectativas para o futuro das empresas. Os principais conceitos empregados foram: turismo
de base comunitária, turismo social, turismo sustentável e arranjos produtivos locais A
pesquisa, de caráter qualitativo, foi realizada através de pesquisa bibliográfica, análise de
documentos, entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo. Os dados indicam que os
impactos negativos sobressaíram os impactos positivos. Em conclusão as empresas que já
possuíam uma estrutura de planejamento, conseguiram responder melhor aos impactos da
pandemia, enquanto as demais empresas tiveram sua sobrevivência mais ameaçada. A
expectativa para o futuro é predominantemente de incerteza, entretanto para o pós-pandemia
os negócios apostam num aumento da busca pelo turismo sustentável que tem ligação direta
com seus modelos de negócios. |
Abstract: | The COVID-19 pandemic affected the entire world, tourism was highly affected by
this circumstance. At that moment, the social inequalities are expanding and social
intervention initiatives are becoming even more important. It can be exemplified by social
business, that consists of association models that have hybrid intentionality, their focus is on
both profit and social impact, which are the object of this study. The purpose of this research
is to map the effects of the crisis caused by the COVID-19 pandemic on the management of
social businesses in the Brazilian tourism sector and the expectations companies' future. The
main concepts explored were: community-based tourism, social tourism, sustainable tourism
and local productive arrangements. This qualitative research was crossed by bibliographic
research, document analysis, semi-structured interviews and content analysis. The outcomes
indicate that negative impacts outweighed positive impacts. In conclusion, the companies that
already had a planning structure, respond better to the impacts of the pandemic, while the
other companies had their survival more risky then others other institutions. The expectations
are predominantly uncertain, albeit for the post-pandemic moment, entrepreneurs como to
belive on increase in the search for sustainable tourism, that is directly linked to their business
models. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Administração
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.