Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28788
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_JoseVictorDeAssisAdorno_tcc.pdf1,51 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Consumidores de bancos digitais : fatores relevantes na contratação com base no modelo de aceitação de tecnologia e na teoria do comportamento planejado
Autor(es): Adorno, José Victor de Assis Republicano
Orientador(es): Aragão, Bruno Saboya de
Assunto: Fintech
Inovações tecnológicas
Bancos
Comportamento do consumidor
Teoria do Comportamento Planejado
Data de apresentação: 20-Mai-2021
Data de publicação: 5-Out-2021
Referência: ADORNO, José Victor de Assis Republicano. Consumidores de bancos digitais: fatores relevantes na contratação com base no modelo de aceitação de tecnologia e na teoria do comportamento planejado. 2021. 47 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O objetivo do presente trabalho foi avaliar fatores que influenciam a contratação dos serviços de Fintechs no Brasil, mais especificamente de bancos digitais. Para tal, o presente trabalho conta com uma descrição do conceito de Fintechs, assim como um breve panorama sobre a atuação dessas empresas no cenário nacional, e também uma compreensão sobre as teorias utilizadas para o estudo, a saber: a Teoria do Comportamento Planejado, proposta por Ajzen (1980) e o Modelo de Aceitação de Tecnologia, elaborado por Davis (1989). Para compreender os pontos, foi conduzida uma pesquisa quantitativa, por levantamento de dados, e transversal, buscando trazer um entendimento mais amplo acerca do impacto de cada elemento dessas teorias sobre o comportamento humano. A análise dos resultados foi conduzida através de modelagem de equações estruturais. Os resultados apontaram um alto poder de explicação do modelo final, onde as atitudes possuem influência significativa e positiva na intenção de contratação de bancos digitais, sendo influenciada, por sua vez, pela utilidade percebida. As aplicações gerenciais e acadêmicas do trabalho são discutidas posteriormente.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.