Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28776
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_LucasRibeiroPadrao_tcc.pdf942,62 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Capital intelectual e performance financeira de bancos e seguradoras brasileiras
Autor(es): Padrão, Lucas Ribeiro
Orientador(es): Rocha, Carlos Henrique Marques da
Assunto: Capital intelectual
Instituições financeiras
Vantagem competitiva
Capital humano
Modelo de regressão
Data de apresentação: 14-Mai-2021
Data de publicação: 4-Out-2021
Referência: PADRÃO, Lucas Ribeiro. Capital intelectual e performance financeira de bancos e seguradoras brasileiras. 2021. 31 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O objetivo da pesquisa foi verificar a influência do capital intelectual, mensurado pelo valor agregado do capital intelectual sobre o desempenho financeiro de bancos e seguradoras brasileiras, listadas na B3 durante o período de 2015 a 2019. Trata-se de uma pesquisa aplicada, bibliográfica, descritiva e documental; um estudo de caso com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados das demonstrações contábeis das empresas estudadas, disponibilizadas em seus respectivos relatórios de relações com investidores. Cálculos de regressão múltipla foram utilizados para a análise. Os resultados da pesquisa constatam que o capital intelectual influencia o desempenho de ambos, bancos e seguradoras, apesar de as seguradoras apresentarem maior evidência relativa de coeficiente de capital intelectual de Ante Pulić durante o período considerado. Os achados do estudo também mostram estatisticamente (teste de Chow) que não se deve avaliar a relação rentabilidade corporativa e eficiência do capital intelectual por meio de uma única função, juntando dados de bancos e seguradoras. De todo modo, se ambas as instituições financeiras desejam melhorar a sua performance teriam de investir em capital humano, como registrado pela literatura empírica internacional.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.