Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28771
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_IsabellaMendoncaVieira_tcc.pdf62,2 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Green and gold : o uso das mídias sociais na cocriação de valor orientado para a responsabilidade socioambiental no setor joalheiro de luxo
Autor(es): Vieira, Isabella Mendonça
Orientador(es): Dantas, Edmundo Brandão
Assunto: Marca
Responsabilidade social da empresa
Produtos de luxo
Mercado de luxo
Comportamento do consumidor
Joalherias
Data de apresentação: 17-Mai-2021
Data de publicação: 4-Out-2021
Referência: VIEIRA, Isabella Mendonça. Green and gold: o uso das mídias sociais na cocriação de valor orientado para a responsabilidade socioambiental no setor joalheiro de luxo. 2021. 129 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Parte da responsabilidade na fomentação da discussão sobre a conscientização do consumo recai sobre as organizações, especialmente sobre aquelas pertencentes ao setor joalheiro de luxo. Além das implicações legais e gerenciais na adoção de critérios éticos e sustentáveis, os desafios das marcas de luxo estendem-se à percepção do valor orientado para a sustentabilidade dos consumidores de luxo, o qual encontra-se em processo de construção, já que a literatura indica diversas contradições entre o luxo e a sustentabilidade. No entanto, a plataforma digital Instagram mostra-se uma ferramenta de apoio pertinente ao propósito de construção de valor em conjunto, onde marcas e consumidores possuem presença ativa. Dessa forma, a presente pesquisa tem como objetivo analisar como as joalherias de luxo estão engajadas no processo de cocriação de valor com consumidores de luxo orientado para a responsabilidade socioambiental. Para isso, foi realizado estudo qualitativo a partir da aplicação de questionários destinados a joalherias e consumidores de luxo, juntamente com análise de conteúdo produzido por esses atores no Instagram. Os dados obtidos dos questionários apresentaram pouca interação por parte dos consumidores respondentes perante conteúdo de caráter sustentável, enquanto as joalherias respondentes se mostraram empenhadas nesse tema, especialmente no que se refere à transparência. Já os dados obtidos da análise de conteúdo permitiram identificar que o engajamento dos atores na rede social é considerado alto nas publicações que tratam sobre a sustentabilidade em algum grau, porém com pouca interação entre eles (joalherias e consumidores). Além disso, verificou-se que as joalheiras de luxo estrangeiras estão mais engajadas na discussão do que as joalherias brasileiras, e diversificam mais as práticas sustentáveis.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.