Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28769
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_GuilhermeBonaccorsiMenezes_tcc.pdf8,41 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Simulação de retornos de fundos de venture capital e o impacto da diversificação do portfólio em seus resultados
Autor(es): Menezes, Guilherme Bonaccorsi de Berredo
Orientador(es): Souza, João Gabriel de Moraes
Assunto: Venture Capital
Investimentos - análise
Viabilidade econômica
Administração estratégica
Startup
Data de apresentação: 11-Mai-2021
Data de publicação: 4-Out-2021
Referência: MENEZES, Guilherme Bonaccorsi de Berredo. Simulação de retornos de fundos de venture capital e o impacto da diversificação do portfólio em seus resultados. 2021. 103 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A indústria de Venture Capital está relacionada a investimentos em empresas de capital fechado em seus estágios iniciais. Caracterizada por investimentos de alto risco, baixa liquidez e retornos de longo prazo, hoje é uma das principais fontes de financiamento e de recursos financeiros para empreendedores e startups. Devido ao seu papel crucial no fomento à inovação, mostra-se de extrema importância a compreensão de seus retornos e da viabilidade de se investir nessa modalidade, afim de se ter insumos que auxiliem no desenvolvimento de estratégias eficazes de investimento nessa classe de empresas. Neste contexto, este trabalho procurou, utilizando-se de simulações Monte-Carlo a partir de uma parametrização realizada com base em pesquisa bibliográfica, desenvolver um modelo que permitisse a simulação de uma amostra de retornos de investimentos em startups, que posteriormente fosse utilizada para simular resultados de diferentes fundos de Venture Capital, variando em tamanho de portfólio, a fim de se quantificar o impacto de sua diversificação em seus rendimentos e em sua viabilidade. A partir da análise dos resultados obtidos, ficou clara a relação entre o tamanho do portfólio e o risco de cada veículo de investimento, no qual a medida que se diversifica o portfólio, crescem os retornos médios obtidos assim como a parcela de cenários onde os fundos mostram-se viáveis financeiramente. Em contrapartida, quanto maior o número de startups investidas, menores foram os retornos médios obtidos pelos 25% dos cenários de cada fundo que melhor performaram, assim como menores foram os retornos máximos obtidos. A partir desses resultados e utilizando de conclusões retiradas de outros estudos quanto a aspectos que influenciam no sucesso de um fundo de Venture Capital, verificou-se a importância de se criar uma boa estratégia de portfólio, levando em conta principalmente a experiência dos gestores e as suas aversões ao risco.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.