Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28758
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_LucasBarbosaReis_RaphaelDeJesusRodrigues_tcc.pdf226 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Perfil funcional de idosos participantes de um programa de exercícios físicos on-line durante a pandemia de Covid-19
Autor(es): Reis, Lucas Barbosa
Rodrigues, Raphael de Jesus
Orientador(es): Safons, Marisete Peralta
Assunto: Idosos - qualidade de vida
Atividade física
Covid-19
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 30-Set-2021
Referência: REIS, Lucas Barbosa; RODRIGUES, Raphael de Jesus. Perfil funcional de idosos participantes de um programa de exercícios físicos on-line durante a pandemia de Covid-19. 2021. 18 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: OBJETIVO: Analisar o perfil de idosos participantes de um programa de exercícios físicos on-line em tempos de pandemia da COVID-19. MÉTODOS: Participaram 50 idosos matriculados no Programa de Exercícios Físicos para Idosos da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília. Para avaliação do nível de funcionalidade utilizou-se um formulário on-line contendo a escala de Lawton e Brody. A análise dos dados foi descritiva (frequência absoluta e relativa). RESULTADOS: A maioria dos idosos tinham 70 anos ou mais (54%), eram praticantes ou praticaram exercício físico nos últimos 12 meses (98%), possuíam nível superior de escolaridade (84%) e apresentavam uma ou mais patologias (96%). Foi observado que 100% dos idosos eram independentes para ministrar seus remédios e para usar o telefone; 96% demonstravam capacidade para sair de casa sozinho, fazer compras e controlar suas finanças; 94% eram independentes para preparar refeições; 92% para arrumar a casa, lavar e passar roupa. CONCLUSÃO: Os idosos desse programa de exercícios físicos on-line são totalmente independentes para administrar suas atividades de vida diária.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.