Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Brito, Marcelo de | - |
dc.contributor.author | Martins, Erick Alves de Albuquerque | - |
dc.identifier.citation | MARTINS, Erick Alves de Albuquerque. A imagem corporal do profissional de Educação Física. 2021. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Historicamente o modelo imagético corporal relacionado à Educação Física
tem a ver com um clássico perfil atlético dos jogos olímpicos da antiguidade grega,
advindo de uma concepção estética apolínea onde se sobressaem músculos.
Esta concepção prevalece nos dias atuais. Este modelo idealizado segue
influenciando a autoimagem corporal dos profissionais de Educação Física?
O presente estudo se desenvolve a partir de uma reflexão sobre como o
ideário de imagem corporal influencia a autoimagem dos professores de educação
física. Para isso, buscou-se identificar a partir de uma incursão literária, no ambiente
WEB e através de explorações, ainda incipientes, no cenário da educação física
escolar, como o ideário imagético corporal da área influencia na vida destes
profissionais. O objetivo é ampliar a percepção de como esses profissionais são
influenciados por essa concepção de corpo construída historicamente e como isso
influencia suas vidas. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação física | pt_BR |
dc.subject.keyword | Corporeidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Autoimagem | pt_BR |
dc.title | A imagem corporal do profissional de Educação Física | pt_BR |
dc.title.alternative | A imagem pessoal do profissional de Educação Física | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-30T17:45:32Z | - |
dc.date.available | 2021-09-30T17:45:32Z | - |
dc.date.submitted | 2021-05-20 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/28754 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Through the time, the imagetic bodily model related to the physical education is
linked with a classic athletic profile of the antique Greek Olympic Games, coming
from an Apollonian aesthetics conception where the muscles stand out.
That conception stands nowadays. That idealized model keeps influencing the bodily
self-image of the physical education professionals? This present study has its
development beginning from a reflexion about how the ideal of a bodily image gets
influence to the self-image of the physical education professionals. For that, I looked
to identify from the literal foray, on the internet environment, and on explorations, still
in the beginning, on the physical education at school, the physical education
scenario, like the imagetic ideal of the body gets influence on the daily life of those
professionals.
The goal is to amplify the perception of how these professionals are influenced by
this body conception build through history and how this impacts our lives. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|