Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28753
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_GustavoPereiraDeOliveiraSouza_tcc.pdf653,7 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorBrito, Marcelo de-
dc.contributor.authorSouza, Gustavo Pereira de Oliveira-
dc.identifier.citationSOUZA, Gustavo Pereira de Oliveira. O lúdico no ensino da natação. 2021. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA natação atualmente vem sendo historicamente um dos esportes mais recomendados e praticados na sociedade global. É senso comum identificar a prática de atividades no meio aquático como uma das manifestações da cultura corporal mais carregadas de ludicidade e que, sobretudo a natação, é uma atividade física que contribui para a saúde integral. Todavia, quando observamos e analisamos o estilo de ensino das aulas de natação, sobretudo após a iniciação para crianças, vemos que geralmente as aulas seguem um modelo tipicamente tecnicista abandonando a característica lúdica tão facilmente observável em ambientes onde há água. Por que isso ocorre? Analisando esta tendência, o presente estudo, seguindo uma abordagem qualitativa, busca através de uma revisão narrativa na produção midiática (livros, vídeos, artigos) relacionada com o ensino da natação, identificar se o processo didático pedagógico valoriza métodos/técnicas/atividades/implementos que favorecem/intencionam/valorizam/propõe a ludicidade.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordNatação para criançaspt_BR
dc.subject.keywordEducação físicapt_BR
dc.subject.keywordLudicidadept_BR
dc.titleO lúdico no ensino da nataçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2021-09-30T17:02:22Z-
dc.date.available2021-09-30T17:02:22Z-
dc.date.submitted2021-05-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/28753-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Swimming is currently one of the most recommended and practiced sports in Brazilian society. It is common sense to identify the practice of activities in the aquatic environment as manifestations of body culture laden with playfulness and that, especially swimming, contributes to integral health. However, when we observe and analyze the profile of swimming classes, especially after the infant(child) stage, we see that generally the classes follow a typically technicist profile and no longer have the playful characteristic so easily observable in the culture of society. Why does this happen? Based on this assumption, the present study, based on a qualitative approach, seeks through an incursion in media production (books, videos, articles) related to the teaching of swimming, to identify if the pedagogical didactic process foresees methods/techniques / activities / implements that favor / intend / value / propose playfulness.pt_BR
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.