Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Brito, Marcelo de | - |
dc.contributor.author | Souza, Gustavo Pereira de Oliveira | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Gustavo Pereira de Oliveira. O lúdico no ensino da natação. 2021. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A natação atualmente vem sendo historicamente um dos esportes mais
recomendados e praticados na sociedade global. É senso comum identificar a prática
de atividades no meio aquático como uma das manifestações da cultura corporal mais carregadas de ludicidade e que, sobretudo a natação, é uma atividade física que
contribui para a saúde integral. Todavia, quando observamos e analisamos o estilo de
ensino das aulas de natação, sobretudo após a iniciação para crianças, vemos que
geralmente as aulas seguem um modelo tipicamente tecnicista abandonando a
característica lúdica tão facilmente observável em ambientes onde há água. Por que
isso ocorre? Analisando esta tendência, o presente estudo, seguindo uma abordagem
qualitativa, busca através de uma revisão narrativa na produção midiática (livros,
vídeos, artigos) relacionada com o ensino da natação, identificar se o processo
didático pedagógico valoriza métodos/técnicas/atividades/implementos que
favorecem/intencionam/valorizam/propõe a ludicidade. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Natação para crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação física | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ludicidade | pt_BR |
dc.title | O lúdico no ensino da natação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-30T17:02:22Z | - |
dc.date.available | 2021-09-30T17:02:22Z | - |
dc.date.submitted | 2021-05 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/28753 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Swimming is currently one of the most recommended and practiced sports in Brazilian
society. It is common sense to identify the practice of activities in the aquatic
environment as manifestations of body culture laden with playfulness and that,
especially swimming, contributes to integral health. However, when we observe and
analyze the profile of swimming classes, especially after the infant(child) stage, we see
that generally the classes follow a typically technicist profile and no longer have the
playful characteristic so easily observable in the culture of society. Why does this
happen? Based on this assumption, the present study, based on a qualitative
approach, seeks through an incursion in media production (books, videos, articles)
related to the teaching of swimming, to identify if the pedagogical didactic process
foresees methods/techniques / activities / implements that favor / intend / value /
propose playfulness. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|