Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28748
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_PabloDiegoConceicao_DiegoTolentino_tcc.pdf1,21 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Desafios à gestão de equipes no serviço público : uma análise sob a ótica dos colaboradores do Senado Federal
Autor(es): Conceição, Pablo Diego Barros da
Tolentino, Diego Ferreira
Orientador(es): Gonçalves, Elizânia de Araújo
Assunto: Serviço público
Gestão de pessoas
Senado Federal
Gestão estratégica
Administração pública
Trabalho - setor público
Servidores públicos
Data de apresentação: 28-Jun-2021
Data de publicação: 30-Set-2021
Referência: CONCEIÇÃO, Pablo Diego Barros da; TOLENTINO, Diego Ferreira. Desafios à gestão de equipes no serviço público: uma análise sob a ótica dos colaboradores do Senado Federal. 2021. 38 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em MBA em Gestão de Pessoas no Setor Público)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo verificar quais são os aspectos facilitadores e inibidores à gestão de equipes no serviço público, tendo o Senado Federal do Brasil como instituição estudada. Ao abordar a área de Gestão de Equipes, fez-se necessário alcançar alguns princípios da Gestão Estratégica e das equipes multidisciplinares, bem como questões inerentes ao serviço público. A fim de atingir o objetivo do estudo, buscou-se capturar a percepção dos colaboradores do Senado Federal, mediante utilização de pesquisa do tipo Survey, observando o grau de concordância e discordância dos respondentes em relação às experiências de trabalho vivenciadas no Casa. A pesquisa foi colocada à disposição de todos os setores vinculados à Secretaria de Gestão de Pessoas (SEGP) e, também, para alguns Gabinetes Parlamentares. As principais conclusões apontam que os limitadores à Gestão das Equipes no Senado Federal são: distribuição desigual de processos; ampla diferença entre as remunerações dos colaboradores; cultura organizacional não vislumbrada de forma igualitária; e o tipo de vínculo com o Senado. Por outro lado, verificou-se que as ações estratégicas e as condutas motivadoras dos gestores das equipes, aliadas à boa comunicação e compartilhamento de informações por parte dos colaboradores são facilitadores à gestão de equipe. Sugere-se que o tema seja objeto de estudo para trabalhos futuros, a fim de expandir o arcabouço teórico acerca da gestão de equipes no serviço público.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, MBA em Gestão de Pessoas no Setor Público, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:MBA em Gestão de Pessoas no Setor Público



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.