Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Costa, Caio César de Medeiros | - |
dc.contributor.author | Soares, Neuma Lopes | - |
dc.identifier.citation | SOARES, Neuma Lopes. A motivação no setor público: aplicabilidade da teoria de Frederick Herzberg. 2021. 36 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em MBA em Gestão de Pessoas no Setor Público)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, MBA em Gestão de Pessoas no Setor Público, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo tem como proposta delimitar os fatores intrínsecos e extrínsecos e suas contribuições na
motivação dos servidores e colaboradores da Diretoria Geral do Senado Federal – DGER, com enfoque na
Teoria dos Dois Fatores de Herzberg. Com base em uma amostra de 153 indivíduos, o estudo caracteriza se por sua natureza quantitativa, de caráter analítico, de levantamento dos dados realizada por meio do
questionário online Google Forms, em forma de escala tipo Likert, e, para o tratamento dos dados obtidos,
foi utilizado o programa estatístico SPSS 26. Em relação aos resultados, constatou-se que a maioria dos
motivadores demonstram efeitos positivos aos servidores do DGER, e não são afetados pelos fatores de
higiene, como previsto no estudo de Herzberg. O fator mais referido (86,3% dos respondentes), que
contribui para a motivação no trabalho foi a responsabilidade em desempenhar o trabalho, e o
relacionamento com os colegas e chefe (94,3%). Verificou-se que os fatores como política e administração
do Senado Federal, remuneração e segurança são capazes de afetar a motivação, que prevalece entre os
servidores no início de carreira e em cargos comissionados e cedidos, com menor renda e grau de
escolaridade. Neste sentido, o estudo além de contribuir para identificar possíveis ações que geram
motivação aos servidores do DGER, e fornecer auxílio aos gestores da administração pública para
mudanças positivas, voltadas a motivação e bem-estar de seus servidores, podem subsidiar para um estudo
mais detalhado dos fatores que geraram insatisfação. Mas estes resultados podem ser utilizados por futuros
pesquisadores como base para aprofundamento do tema motivação no setor público. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Senado Federal | pt_BR |
dc.subject.keyword | Servidores públicos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Setor público | pt_BR |
dc.subject.keyword | Motivação no trabalho | pt_BR |
dc.subject.keyword | Administração pública | pt_BR |
dc.title | A motivação no setor público : aplicabilidade da teoria de Frederick Herzberg | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-30T13:24:57Z | - |
dc.date.available | 2021-09-30T13:24:57Z | - |
dc.date.submitted | 2021-06-29 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/28746 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This article proposes to delimit the intrinsic and extrinsic factors and their contributions in the motivation
of the servers and collaborators of the General Directorate of the Federal Senate – DGER, with a focus on
Herzberg's Two Factors Theory. Based on a sample of 153 individuals, the study is characterized by its
quantitative, analytical nature, data collection carried out through the online questionnaire Google Forms,
in the form of a Likert-type scale, and for the treatment of data obtained, the SPSS 26 statistical program
was used. Regarding the results, it was found that most motivators demonstrate positive effects on the
DGER servers, and are not affected by hygiene factors, as predicted in the study by Herzberg. The most
mentioned factor (86.3% of respondents) that contributed to motivation at work was the responsibility to
perform the work, and the relationship with colleagues and boss (94.3%). It was found that factors such as
politics and administration of the federal Senate, Remuneration and security can affect motivation, which
prevails among civil servants at the beginning of their careers and in commissioned and assigned positions,
with lower income and level of education. In this sense, the study, in addition to helping to identify possible
actions that generate motivation for DGER employees, and providing assistance to public administration
managers for positive changes, aimed at the motivation and well-being of their employees, can subsidize a
more detailed study on the factors that generated dissatisfaction. But these results can be used by future
researchers as a basis for deepening the theme of motivation in the public sector. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | MBA em Gestão de Pessoas no Setor Público
|