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dc.contributor.advisorCosta, Caio César de Medeiros-
dc.contributor.authorSoares, Neuma Lopes-
dc.identifier.citationSOARES, Neuma Lopes. A motivação no setor público: aplicabilidade da teoria de Frederick Herzberg. 2021. 36 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em MBA em Gestão de Pessoas no Setor Público)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, MBA em Gestão de Pessoas no Setor Público, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo tem como proposta delimitar os fatores intrínsecos e extrínsecos e suas contribuições na motivação dos servidores e colaboradores da Diretoria Geral do Senado Federal – DGER, com enfoque na Teoria dos Dois Fatores de Herzberg. Com base em uma amostra de 153 indivíduos, o estudo caracteriza se por sua natureza quantitativa, de caráter analítico, de levantamento dos dados realizada por meio do questionário online Google Forms, em forma de escala tipo Likert, e, para o tratamento dos dados obtidos, foi utilizado o programa estatístico SPSS 26. Em relação aos resultados, constatou-se que a maioria dos motivadores demonstram efeitos positivos aos servidores do DGER, e não são afetados pelos fatores de higiene, como previsto no estudo de Herzberg. O fator mais referido (86,3% dos respondentes), que contribui para a motivação no trabalho foi a responsabilidade em desempenhar o trabalho, e o relacionamento com os colegas e chefe (94,3%). Verificou-se que os fatores como política e administração do Senado Federal, remuneração e segurança são capazes de afetar a motivação, que prevalece entre os servidores no início de carreira e em cargos comissionados e cedidos, com menor renda e grau de escolaridade. Neste sentido, o estudo além de contribuir para identificar possíveis ações que geram motivação aos servidores do DGER, e fornecer auxílio aos gestores da administração pública para mudanças positivas, voltadas a motivação e bem-estar de seus servidores, podem subsidiar para um estudo mais detalhado dos fatores que geraram insatisfação. Mas estes resultados podem ser utilizados por futuros pesquisadores como base para aprofundamento do tema motivação no setor público.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordSenado Federalpt_BR
dc.subject.keywordServidores públicospt_BR
dc.subject.keywordSetor públicopt_BR
dc.subject.keywordMotivação no trabalhopt_BR
dc.subject.keywordAdministração públicapt_BR
dc.titleA motivação no setor público : aplicabilidade da teoria de Frederick Herzbergpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2021-09-30T13:24:57Z-
dc.date.available2021-09-30T13:24:57Z-
dc.date.submitted2021-06-29-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/28746-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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dc.description.abstract1This article proposes to delimit the intrinsic and extrinsic factors and their contributions in the motivation of the servers and collaborators of the General Directorate of the Federal Senate – DGER, with a focus on Herzberg's Two Factors Theory. Based on a sample of 153 individuals, the study is characterized by its quantitative, analytical nature, data collection carried out through the online questionnaire Google Forms, in the form of a Likert-type scale, and for the treatment of data obtained, the SPSS 26 statistical program was used. Regarding the results, it was found that most motivators demonstrate positive effects on the DGER servers, and are not affected by hygiene factors, as predicted in the study by Herzberg. The most mentioned factor (86.3% of respondents) that contributed to motivation at work was the responsibility to perform the work, and the relationship with colleagues and boss (94.3%). It was found that factors such as politics and administration of the federal Senate, Remuneration and security can affect motivation, which prevails among civil servants at the beginning of their careers and in commissioned and assigned positions, with lower income and level of education. In this sense, the study, in addition to helping to identify possible actions that generate motivation for DGER employees, and providing assistance to public administration managers for positive changes, aimed at the motivation and well-being of their employees, can subsidize a more detailed study on the factors that generated dissatisfaction. But these results can be used by future researchers as a basis for deepening the theme of motivation in the public sector.pt_BR
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