Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28740
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_LucasLimaBarretoRocha_tcc.pdf1,94 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O cooperativismo no trabalho informal : o caso dos catadores de materiais recicláveis do Distrito Federal
Autor(es): Rocha, Lucas Lima Barreto
Orientador(es): Steinberger, Marília
Assunto: Trabalho informal
Vulnerabilidade social
Cooperativismo
Catadores de materiais recicláveis
Limpeza urbana
Coleta seletiva de lixo
Economia urbana
Reciclagem
Data de apresentação: 19-Mai-2021
Data de publicação: 30-Set-2021
Referência: ROCHA, Lucas Lima Barreto. O cooperativismo no trabalho informal: o caso dos catadores de materiais recicláveis do Distrito Federal. 2021. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Considerando o trabalho informal e a vulnerabilidade social que ele gera, a presente pesquisa busca elencar um meio eficaz de organização dos trabalhadores a margem da formalidade. Dessa forma, o objetivo geral da pesquisa é identificar a importância de formalizar o trabalho de catadores de materiais recicláveis do DF por meio de cooperativas. Com intuito de testar a hipótese, que consiste no cooperativismo como um meio eficiente de organizar o trabalho informal de catadores de materiais recicláveis do DF. Constrói-se um estudo baseado em pesquisa bibliográfica, documental e análise do banco de dados do Serviço de Limpeza Urbana do DF. Posto isso, conclui-se que o cooperativismo apresenta, por meio de seus princípios, potencial para organizar e resgatar da vulnerabilidade os catadores de materiais recicláveis do Distrito Federal, porém, a abrangência de seus impactos é dependente de apoio governamental.
Abstract: Considering informal work and the social vulnerability that accompanies it. This research seeks to list an effective means of organizing workers outside of formality. Thus, the general objective of the research is to identify the importance of formalizing the work of waste pickers in the DF through cooperatives. In order to test the hypothesis, which consists of cooperativism as an efficient means of organizing the informal work of waste pickers in the Distrito Federal. A study based on bibliographic, documentary research and analysis of the database of the Urban Cleaning Service of DF is built. That said, it is concluded that cooperatives have, through its principles, the potential to organize and rescue the waste pickers from the Distrito Federal from vulnerability, however, the scope of their impacts is dependent on government support.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Geografia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.