Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Azevedo, Daniel Abreu de | - |
dc.contributor.author | Ito, Iago Sarkis | - |
dc.identifier.citation | ITO, Iago Sarkis. Jogos geográficos e aprendizagem: o jogo Detetive Santos como ferramenta de ensino. 2021. 131 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os jogos são fonte de diversão para milhões de pessoas ao redor do mundo. Além de
ferramenta para o entretenimento, os jogos passaram, com o tempo, a serem utilizados
como ferramenta de ensino nas mais diversas áreas do conhecimento. Para o ensino de
Geografia, muitos educadores optam por utilizar como ferramenta pedagógica, os Jogos
Geográficos. Percebe-se, também, que os Jogos Geográficos não possuíam um conceito
bem definido de sua essência. Para isso foi criado um conceito mais abrangente de Jogo
Geográfico, que tem como base conceitual, o Triângulo dos Jogos Geográficos, com
seus três vértices estruturais: lúdico, pedagógico e geográfico. Através desse conceito, e
unindo-o às teorias sobre a criação de jogos de tabuleiro, foi concebido o jogo Detetive
Santos, a fim de servir de objeto para essa pesquisa. Assim este trabalho tem como
objetivo, através de uma nova conceituação do Jogo Geográfico, e através da criação e
aplicação do jogo Detetive Santos, discutir a importância dos Jogos Geográficos como
ferramentas eficazes de ensino. Como será possível perceber, esse trabalho destina-se,
primeiramente a apresentar um panorama sobre o uso de jogos na Geografia e nas
diferentes áreas do conhecimento. Após isso, é formulado o conceito de Jogo
Geográfico, visando unir as teorias já existentes sob um conceito mais abrangente. Logo
após essa conceituação, será explicado o processo de construção do jogo Detetive
Santos. Por fim, no último capítulo, será apresentada a metodologia proposta
inicialmente de aplicação do jogo, de coleta e análise dos resultados obtidos, bem como
a metodologia que foi possível aplicar, devido às complicações causadas pela pandemia
de COVID-19. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jogos educativos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Geografia - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Jogos geográficos e aprendizagem : o jogo Detetive Santos como ferramenta de ensino | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado e Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-30T13:08:27Z | - |
dc.date.available | 2021-09-30T13:08:27Z | - |
dc.date.submitted | 2021-05-19 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/28738 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Games are a source of fun for millions of people around the world. In addition to being
a tool for entertainment, games have, over time, been used as a teaching tool in the most
diverse areas of knowledge. For the teaching of Geography, many educators choose to
use the Geographic Games as a pedagogical tool. It is also noticed that the Geographic
Games did not have a well-defined concept of their essence. For this purpose, a more
comprehensive concept of Geographic Game was created, which has as its conceptual
base, the Triangle of Geographic Games, with its three structural vertices: ludic,
pedagogical and geographic. Through this concept, and joining it to theories about the
creation of board games, the game Detective Santos was conceived, in order to serve as
an object for this research. Thus, this work aims, through a new conceptualization of the
Geographic Game, and through the creation and application of the game Detective
Santos, to discuss the importance of Geographic Games as effective teaching tools. As
you can see, this work is primarily intended to present an overview of the use of games
in Geography and in different areas of knowledge. After that, the concept of Geographic
Game is formulated, aiming to unite the theories that already exist under a more
comprehensive concept. Soon after this concept, the process of building the game
Detective Santos will be explained. Finally, in the last chapter, we will present the
methodology initially proposed for applying the game, collecting and analyzing the
results obtained, as well as the methodology that was possible to apply, due to the
complications caused by the pandemic of COVID-19. | pt_BR |
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