Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28737
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_FlaviaFernandaRibeiroSilva_tcc.pdf281,31 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Relação entre engajamento no trabalho e identificação com o propósito organizacional no Senado Federal
Autor(es): Silva, Flávia Fernanda Ribeiro e
Orientador(es): Paschoal, Tatiane
Assunto: Trabalho - aspectos psicológicos
Motivação no trabalho
Senado Federal
Servidores públicos
Gestão de pessoas
Serviço público
Data de apresentação: 11-Jun-2021
Data de publicação: 30-Set-2021
Referência: SILVA, Flávia Fernanda Ribeiro e. Relação entre engajamento no trabalho e identificação com o propósito organizacional no Senado Federal. 2021. 27 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em MBA em Gestão de Pessoas no Setor Público)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O engajamento no trabalho é um estado mental positivo e gratificante relacionado à atividade laboral, de caráter motivacional, que se reflete no desejo de realmente contribuir para o sucesso organizacional. Os servidores públicos brasileiros são vistos como desengajados e desmotivados. Este trabalho descreveu os níveis de engajamento no trabalho de servidores do Senado Federal por meio da Escala de Engajamento no Trabalho de Utrecht (UWES); verificou o ajuste do modelo de mensuração do engajamento no Senado Federal; e testou um modelo estrutural da relação entre a identificação com o propósito organizacional e o engajamento. A amostra foi composta por 282 servidores efetivos. As análises indicaram que a estrutura reduzida unidimensional do UWES obteve melhor ajuste e não houve diferença significativa nos níveis de engajamento entre diferentes gêneros, idade, tempo de exercício e área de atuação. Foi observado que a identificação com o propósito organizacional influencia positivamente o engajamento dos servidores. O estudo fornece informações importantes para a política e as práticas de Gestão de Pessoas do Órgão e contribui para a compreensão dos antecedentes do engajamento dos servidores públicos brasileiros. O nível de engajamento na amostra não demonstrou resultados diferentes do estudo brasileiro que pesquisou trabalhadores em geral.
Abstract: Work engagement is a positive mental state related to work activity, with a motivational character which is reflected in the desire to contribute to organizational success. Brazilian civil servants are anecdotally perceived as disengaged and unmotivated. This study: 1) assessed the level of work engagement of the legislative staff of the Brazilian Federal Senate using the Utrecht Work Engagement Scale (UWES); 2) verified the adjustment of the model for measuring work engagement; and 3) tested a structural model of the relationship between identification with organizational purpose and work engagement. The sample consisted of 282 career professionals. The analysis found a better fit in the reduced one-dimensional structure of the UWES model. There was no significant difference in the levels of engagement between different genders, age, length of service and occupation area. It was observed that the level of identification with organization purpose positively influences the employees' work engagement. This study contributes to the understanding of work engagement antecedents in the Brazilian civil service, and it provides useful information for the organization’s human resource policy and management practice. The level of work engagement in the sample was no different than previously reported in a larger study focused in the private sector.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, MBA em Gestão de Pessoas no Setor Público, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:MBA em Gestão de Pessoas no Setor Público



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.