Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28731
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_AyronnMedinaZagoAssen_tcc.pdf7,49 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A prática de montanhismo como alternativa de conservação ambiental e como estímulo de afeição ao espaço : o caso da Transmantiqueira
Autor(es): Assen, Ayronn Medina Zago
Orientador(es): Laranja, Ruth Elias de Paula
Assunto: Ecoturismo
Unidades de conservação da natureza
Educação ambiental
Topofilia
Alpinismo
Mantiqueira, Serra da
Trilhas ecológicas
Data de apresentação: 12-Mai-2021
Data de publicação: 30-Set-2021
Referência: ASSEN, Ayronn Medina Zago. A prática de montanhismo como alternativa de conservação ambiental e como estímulo de afeição ao espaço: o caso da Transmantiqueira. 2021. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O montanhismo é uma atividade crescente no país; o presente trabalho buscou identificar e analisar fatores que evidenciam como esse esporte pode surgir como uma alternativa de conservação da natureza, além de mostrar que tal atividade permite despertar uma afeição ao espaço e que esse elo é vantajoso para a proteção da natureza; o estudo na Serra da Mantiqueira acontece numa escala quantitativa, a partir de uma avaliação estratégica de como o montanhismo atua na conservação, numa escala de caracterização da trilha transMantiqueira, como foco em dois trechos dessa trilha, e em uma escala final qualitativa de verificação da afirmação de que o montanhismo estimula o elo afetivo entre o homem e o espaço, sendo a topofilia o conceito base para o estudo. Os resultados simbolizam que o montanhismo é sim uma opção viável de conservação ambiental e que essa atividade realmente faz o praticante se afeiçoar ao ambiente.
Abstract: Mountaineering is a growing activity in the country; this work sought to identify and analyze factors that show how this sport can emerge as an alternative for nature conservation, besides showing that this activity allows awakening an affection for the environment and that this affection is advantageous for nature protection; The study in the Serra da Mantiqueira happens on a quantitative scale, from a strategic evaluation of how mountaineering acts in conservation, on a scale of characterization of the Trans-Montiqueira trail, focusing on two stretches of this trail, and on a final qualitative scale of verification of the statement that mountaineering stimulates the affective link between man and the environment, being topophilia the basic concept for the study. The results show that mountaineering is a viable option for environmental conservation and that this activity really makes the practitioner have affection for the environment.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Geografia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.