Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28711
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_JoaoVictorEspindolaCouto_tcc.pdf6,96 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação do desempenho da proteção diferencial baseada em ondas viajantes quando aplicada em linhas com pouco mais de meio comprimento de onda
Autor(es): Couto, João Victor Espindola
Orientador(es): Lopes, Felipe Vigolvino
Assunto: Energia elétrica - transmissão
Linhas de transmissão
Usinas hidrelétricas
Data de apresentação: Dez-2017
Data de publicação: 29-Set-2021
Referência: COUTO, João Victor Espindola. Avaliação do desempenho da proteção diferencial baseada em ondas viajantes quando aplicada em linhas com pouco mais de meio comprimento de onda. 2017. 82 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A transmissão de grandes blocos de energia a longas distâncias vem sendo um assunto muito estudado no Brasil e no mundo. Nesse contexto, a utilização de linhas de transmissão com pouco mais de meio comprimento de onda foi cogitada como solução para este problema em anos recentes. Porém, embora se saiba que algoritmos de proteção baseados em fasores não funcionem apropriadamente em linhas com tão elevado comprimento, pouco se sabe sobre o desempenho de funções de proteção baseadas na teoria das ondas viajantes quando aplicadas em linhas com pouco mais de meio comprimento de onda. Neste trabalho, apresenta-se uma análise do desempenho da proteção diferencial baseada em ondas viajantes (TW87) quando aplicada em linhas de transmissão com pouco mais de meio comprimento de onda. A função TW87 se encontra disponível em um relé comercial e já está sendo utilizada em linhas de transmissão de tamanho convencional. Para isso são avaliadas diversas condições de faltas (localização da falta, resistência de falta, ângulo de incidência), bem como variações de carregamento e diferentes ajustes da função de proteção. Para tanto, o software Alternative Transients Program (ATP) é utilizado para simular faltas em uma linha de tamanho convencional de 200 km e uma linha com pouco mais de meio comprimento de onda com 2600 km de extensão. Para cada caso, realiza-se a comparação dos sinais de entrada da função, do tempo de atuação e da estimativa do local da falta para ambos os tipos de linha, evidenciando o desempenho da função.
Abstract: The transmission of bulk power over long distances is a very important topic, subject of several studies in Brazil and in the world. In this context, the use of transmission lines little longer than half-wavelength has been considered in recent years as a solution for this problem. However, although it is known that phasor-based protection algorithms misoperate in lines with such huge length, information on traveling wave-based protection functions applied to transmission lines little longer than half-wavelength are still scarce.. In this work, the performance of the traveling wave-based dierential protection (TW87) when applied to transmission lines little longer than half-wavelength is evaluated. The TW87 is available in an actual numerical relay commercially available and has already been applied on conventional transmission lines. In order to do so, several fault conditions are established (fault location, fault resistance, fault inception angle) and load variations, as well dierent TW87 settings are analyzed. The Alternative Transients Program(ATP) was used to simulate faults in a conventional 200 km transmission line and in a 2600 km line with a little over half wavelength. In each case, both input signals are compared, as well as the operation time and fault location estimation for each evaluated line is highlighting issues on the TW87 performance.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2017.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.