Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Rezende, Alexandre Luiz Gonçalves de | - |
dc.contributor.author | Tavares, Rafaella Junqueira da Silva | - |
dc.identifier.citation | TAVARES, Rafaella Junqueira da Silva. Mediação docente nas aulas teóricas de educação física: um debate sobre as representações sociais de saúde. 2021. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Tendo consciência da importância do equilíbrio existente entre mente, corpo e alma,
o presente estudo apresenta as maneiras pelas quais as representações sociais de
saúde foram abordadas no período em que a autora ministrou aulas de Educação
Física no cenário da Educação para Jovens e Adultos em uma escola pública de
Taguatinga, localizada no Distrito Federal. O objetivo que norteou a produção deste
trabalho se refere à quebra do padrão esperado de um professor de Educação
Física em simplesmente levar a turma para a quadra esportiva. Aqui, o foco foi
explorar as decorrências do ensino tradicional, analisar suas consequências e
apresentar uma nova proposta de mediação de aprendizagem diante do desafio de
administrar aulas teóricas. Assim, três turmas foram avaliadas de acordo com um
questionário elaborado pela autora, aplicado com o objetivo de melhor adaptar as
mediações para cada uma das turmas, das quais duas se destacaram positiva e
negativamente. Ao longo do período de aulas, três situações educativas chamaram a
atenção e contribuíram significativamente para o desenvolvimento do estudo aqui
apresentado. Com isso, este trabalho buscou exemplificar o processo de
flexibilização educacional e as conclusões tiradas de cada processo, bem como
apresentar as situações educativas e como ocorreu a mediação em cada turma. A
conclusão na qual o presente estudo chega se baseia na noção de professor como
mediador fundamental entre o conhecimento e o aluno. Entretanto, foi percebido que
devemos, como educadores, ser flexíveis na arte de ministrar aulas, pois educar vai
muito além de seguir um modelo de ensino padrão para todas as turmas. Na
realidade, envolve muita inovação e superação. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de Jovens e Adultos (EJA) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores de educação física | pt_BR |
dc.title | Mediação docente nas aulas teóricas de educação física : um debate sobre as representações sociais de saúde | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-28T12:50:29Z | - |
dc.date.available | 2021-09-28T12:50:29Z | - |
dc.date.submitted | 2021-06-10 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/28696 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|