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Título: Proposta de um modelo de mensuração para identificar personalidade de marcas públicas
Autor(es): Pedroso, Bianca Amazonas Pinto
Orientador(es): Fiuza, Gisela Demo
Assunto: Serviços públicos - qualidade
Marcas - avaliação
Distrito Federal (DF) - serviço público
Administração pública - gestão da qualidade
Data de apresentação: 11-Mai-2021
Data de publicação: 28-Set-2021
Referência: PEDROSO, Bianca Amazonas Pinto. Proposta de um modelo de mensuração para identificar personalidade de marcas públicas. 2021. 94 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A Gestão do Relacionamento com o Cidadão (CiRM) tem ganhado cada vez mais espaço nos serviços públicos, com o objetivo de reduzir custos, gerenciar reclamações, diminuir o prazo de atendimento de demandas, além de incentivar a cidadania. Sabe-se que a gestão do relacionamento na esfera pública é tão importante quanto na esfera privada, e que a população está cada vez mais exigente em relação aos seus direitos, à qualidade dos serviços e aos atendimentos prestados. Sendo assim, é notável a importância de implementar o CiRM, pois com essa estratégia é possível melhorar a imagem que o cidadão tem dos serviços públicos, já que aumenta a eficiência das instituições. Assim, entende-se que o conceito de personalidade de marca também é estratégico para as instituições públicas, já que elas possuem nomes que transmitem a sua imagem aos cidadãos usuários de seus serviços. No entanto, não foram encontrados estudos que abordaram o construto personalidade de marca no contexto do serviço público. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo propor um modelo de mensuração, denominado Escala de Personalidade de Marcas Públicas (EPMP), para identificar a personalidade de marca atribuída pelos cidadãos aos serviços públicos, utilizando como lócus de pesquisa o Na Hora DF, balcão único de atendimento que engloba diversas instituições públicas do Distrito Federal. Primeiramente, para se obter um maior embasamento teórico para o desenvolvimento da pesquisa, foi realizada uma revisão sistemática da literatura internacional, entre 2019 e 2020, com análises bibliométricas, sobre personalidade de marcas. Quanto ao delineamento metodológico, trata-se de um estudo de caráter descritivo e instrumental, de natureza multimétodo e horizonte temporal transversal. Para construir a EPMP, foi realizada a etapa qualitativa da pesquisa, por meio de entrevistas, análise de juízes, análise semântica e pré-teste, obtendo-se uma versão preliminar do instrumento. Para a etapa quantitativa, buscando indícios de validade e confiabilidade, foram realizadas análises fatorial exploratória e confirmatória, via modelagem por equações estruturais, para a obtenção dos resultados, com uma amostra de 548 respondentes. Com isso, foi possível identificar evidências de confiabilidade, validade interna, de construto e de conteúdo, seguindo pressupostos indicados na literatura. Por fim, identificou-se a personalidade de marca atribuída às instituições selecionadas, e foi avaliada a satisfação dos cidadãos com os serviços das instituições públicas, por meio da metodologia Net Promoter Score. Acerca das contribuições acadêmicas da pesquisa, o estudo preencheu a lacuna na literatura com a construção de uma escala de personalidade de marcas públicas (EPMP). No que se refere às contribuições gerenciais, o estudo oferece um instrumento validado cientificamente, que pode servir como embasamento para a tomada de decisão que envolvam um posicionamento de marca mais efetivo, bem como a otimização da prestação de serviços públicos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021.
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