Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28688
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_WenderBrunoAlmeidaVieira_tcc.pdf1,57 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Experiências de aprendizagem mediadas na educação física escolar : a participação nas aulas
Autor(es): Vieira, Wender Bruno Almeida
Orientador(es): Rezende, Alexandre Luiz Gonçalves de
Assunto: Educação física escolar
Inclusão escolar
Professores de educação física
Mediação pedagógica
Teoria de Vygotsky
Teoria de Feuerstein
Data de apresentação: 10-Jun-2021
Data de publicação: 27-Set-2021
Referência: VIEIRA, Wender Bruno Almeida. Experiências de aprendizagem mediadas na educação física escolar: a participação nas aulas. 2021. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este estudo busca entender os fatores causadores da exclusão e autoexclusão dos alunos no ambiente escolar nas aulas de educação física afetando assim a participação efetiva de alguns dos alunos nas aulas, desta forma observou-se três situações educativas em uma escola pública de Ceilândia DF, onde se percebeu alguns fatores relevantes que levaram a exclusão, como a falta de habilidades motoras, gênero, e desinteresse nas atividades. Assim, verificou-se a necessidade de uma educação bidirecional e mediação efetiva assumindo papel principal, do professor com os educandos, sendo necessário uma adaptação educacional com o objetivo de incluir os menos habilidosos e as meninas aos espaços destinados a aprendizagem, utilizando como instrumento principal as teorias de Feuerstein e Vygotsky, e a Experiencia de aprendizagem mediada, com o foco na aprendizagem efetiva dos educandos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Licenciatura em Educação Física, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.