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Título: O uso de algoritmos de recomendação na seleção de disciplinas : um estudo de caso
Autor(es): Lamego, Leandro Magalhães
Orientador(es): Sobreiro, Vinícius Amorim
Assunto: Recuperação da informação
Processo decisório
Ciência de dados
Universidade de Brasília (UnB) - Administração
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 24-Set-2021
Referência: LAMEGO, Leandro Magalhães. O uso de algoritmos de recomendação na seleção de disciplinas: um estudo de caso. 2020. 86 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: A tomada de decisões é uma atividade que ocupa grande parte do dia a dia das pessoas e, ultimamente, vem se tornando uma tarefa árdua visto a grande quantidade de opções existentes. Isso se aplica também aos discentes do curso de Administração - ADM, da Universidade de Brasília - UnB, que no início de todo semestre precisam escolher que disciplina optativa cursar, fazendo com que muitos passem por dúvidas e indecisões. Atualmente, diversas ferramentas foram desenvolvidas para auxiliar na tomada de decisão das pessoas. Entre as existentes, se destaca o Sistema de Recomendação - S.R., pela sua simplicidade e eficácia. Consequentemente, o objetivo deste trabalho é propor a utilização de um S.R. no processo de escolha de disciplinas por parte do discente. Para tanto um S.R. foi testado considerando os discentes dos cursos de Administração, da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade, e Gestão de Políticas Públicas - FACE, da UnB. Os resultados obtidos indicam que a utilização de um S.R. na escolha de matérias auxilia os discentes tornando esse processo mais ágil e menos confuso.
Abstract: Decision making is an activity that occupies a large part of people’s daily lives and, lately, it has become an arduous task given the large number of existing options. This also applies to students of the Administration course - ADM, at the University of Brasilia - UnB, who at the beginning of every semester need to choose which elective course to take, causing many to go through doubts and indecision. Currently, several tools have been developed to assist in people’s decision making. Among the existing ones, the Recommendation System - S.R. stands out, for its simplicity and effectiveness. Consequently, the objective of this work is to propose the use of an S.R. in the process of choosing subjects by the student. Therefore, an S.R. it was tested considering the students of the Administration courses, at the Faculty of Economics, Administration, Accounting, and Public Policy Management - FACE, from UnB. The results obtained indicate that the use of an S.R. when choosing subjects, it helps students making this process more agile and less confusing.
Résumé: La toma de decisiones es una actividad que ocupa gran parte del día a día de las personas y, últimamente, se ha convertido en una ardua tarea dada la gran cantidad de opciones existentes. Esto también se aplica a los estudiantes del curso de Administración - ADM, de la Universidad de Brasilia - UnB, que al inicio de cada semestre deben elegir qué curso optativo tomar, lo que provoca que muchos pasen por dudas e indecisiones. Actualmente, se han desarrollado varias herramientas para ayudar en la toma de decisiones de las personas. Entre los existentes, destaca el Sistema de Recomendación - S.R., por su sencillez y eficacia. En consecuencia, el objetivo de este trabajo es proponer el uso de un S.R. en el proceso de elección de asignaturas por parte del alumno. Por lo tanto, un S.R. se evaluó considerando los alumnos de los cursos de Administración, de la Facultad de Economía, Administración, Contabilidad y Gestión de Políticas Públicas - FACE, de la UnB. Los resultados obtenidos indican que el uso de un S.R. a la hora de elegir asignaturas, ayuda a los estudiantes a hacer este proceso más ágil y menos confuso.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2020.
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