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Título: Percepções, expectativas e recomendações dos consumidores da Geração Z em relação a suas interações com o e-commerce e com as tecnologias inteligentes
Autor(es): Ribeiro, Amanda Araújo
Orientador(es): Paiva, João Carlos Neves de
Assunto: Consumidores - comportamento de compra
E-commerce
Geração Z
Comércio eletrônico
Data de apresentação: 14-Dez-2020
Data de publicação: 24-Set-2021
Referência: RIBEIRO, Amanda Araújo. Percepções, expectativas e recomendações dos consumidores da Geração Z em relação a suas interações com o e-commerce e com as tecnologias inteligentes. 2020. 100 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O desenvolvimento de novas tecnologias vem promovendo o crescimento do e-commerce de forma acentuada. Nesse sentido, as empresas utilizam tecnologias inteligentes para aprimorar as experiências de compra dos consumidores. Nesse contexto, o comportamento de consumo da Geração Z é um novo desafio para o marketing. No varejo, seus membros se comportam de modo distinto como consumidores e estão focados em agilidade e inovação. Dessa forma, o objetivo deste artigo foi analisar o comportamento de consumo de indivíduos pertencentes à Geração Z, especificamente quanto às interações no consumo de bens e serviços no varejo por meio de tecnologias inteligentes e e-commerce. De modo que, também, apresenta-se como um estudo cross cultural, porque foram demostrados em contextos culturais diferentes, como Brasil e Reino Unido, as interações de consumo da Geração Z por meio de tecnologias inteligentes e e-commerce. Neste estudo foi aplicada uma abordagem metodológica qualitativa, de caráter exploratório, por meio de entrevistas semiestruturadas, junto a vinte sujeitos, todos estudantes universitários ou recém-formados. Os resultados revelaram que as tecnologias inteligentes têm uma influência significativa nas experiências dos consumidores da Geração Z, que esperam que a tecnologia lhes permita tomar decisões de compra mais assertivas e rápidas. Os resultados do estudo com sujeitos brasileiros foram semelhantes aos dos de sujeitos ingleses demonstrando quais elementos presentes na tecnologia inteligente são percebidos como mais significância pelos entrevistados. Entretanto, os ingleses também apresentaram algumas dimensões culturais distintas dos valores dos brasileiros, como renda, forma de pagamento utilizado, como compram e os motivos para realizarem a compra.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração 2020.
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