Título: | Mercado de luxo : uma análise baseada em consumidores de produtos de luxo falsificados residentes no DF |
Autor(es): | Oliveira, Sabrina Alves de |
Orientador(es): | Alfinito, Solange |
Assunto: | Comércio ilegal Produtos de luxo Mercado de luxo Produtos piratas Falsificação |
Data de apresentação: | 27-Jun-2014 |
Data de publicação: | 24-Set-2021 |
Referência: | OLIVEIRA, Sabrina Alves de. Mercado de luxo : uma análise baseada em consumidores de produtos de luxo falsificados residentes no DF. 2014. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | O presente estudo tem como principal objetivo identificar os fatores que motivam os
brasilienses a comprarem produtos de luxo falsificados. O pequeno número de
pesquisas existentes a respeito do tema no mercado da capital federal e o
crescimento tanto do segmento do luxo quanto do comércio de produtos falsificados
justificam este trabalho. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, onde dez
pessoas do sexo masculino e feminino, todas residentes no Distrito Federal, foram
entrevistadas a partir de um roteiro semiestruturado elaborado pela pesquisadora. A
análise dos dados foi feita utilizando-se a análise de conteúdo. Os relatos coletados
mostraram que o principal fator que leva os consumidores brasilienses a comprar
produtos de luxo falsificados é o preço baixo em relação aos produtos de luxo
originais, seguido pela facilidade em se encontrar tais produtos em Brasília. Além
disso, o comércio de falsificados justifica-se pela falta de oportunidades no mercado
de trabalho formal, pela má gestão dos tributos por parte do governo e pela falta de
condições financeiras para se adquirir os produtos originais. |
Abstract: | The present study has as the main objective the identification of the
factors that motivate the acquisition of counterfeit luxury products
by the inhabitants of Brasília. The limited amount of available
researches already developed about this issue in Brasília justifies
this work. In order to get this through, it was made a qualitative
research, where ten men and women, all of them living in the Federal
District, were interviewed with a semi-structured plan elaborated by
the researcher. Data analysis was made with usage of content analysis.
The collected reports show that the main factor that leads consumers
to acquire counterfeit luxury products is the low price in comparison
with the original ones, followed by the availability of such products
in Brasília. Besides that, the counterfeit products market is
explained the lack of opportunities in the formal market, by the poor
taxes management by the government and by the lack of financial
conditions to make possible the acquisition of original products. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Administração, 2014. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Administração
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.