Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28667
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_SabrinaAlvesDeOliveira_tcc.pdf679,96 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Mercado de luxo : uma análise baseada em consumidores de produtos de luxo falsificados residentes no DF
Autor(es): Oliveira, Sabrina Alves de
Orientador(es): Alfinito, Solange
Assunto: Comércio ilegal
Produtos de luxo
Mercado de luxo
Produtos piratas
Falsificação
Data de apresentação: 27-Jun-2014
Data de publicação: 24-Set-2021
Referência: OLIVEIRA, Sabrina Alves de. Mercado de luxo : uma análise baseada em consumidores de produtos de luxo falsificados residentes no DF. 2014. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente estudo tem como principal objetivo identificar os fatores que motivam os brasilienses a comprarem produtos de luxo falsificados. O pequeno número de pesquisas existentes a respeito do tema no mercado da capital federal e o crescimento tanto do segmento do luxo quanto do comércio de produtos falsificados justificam este trabalho. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, onde dez pessoas do sexo masculino e feminino, todas residentes no Distrito Federal, foram entrevistadas a partir de um roteiro semiestruturado elaborado pela pesquisadora. A análise dos dados foi feita utilizando-se a análise de conteúdo. Os relatos coletados mostraram que o principal fator que leva os consumidores brasilienses a comprar produtos de luxo falsificados é o preço baixo em relação aos produtos de luxo originais, seguido pela facilidade em se encontrar tais produtos em Brasília. Além disso, o comércio de falsificados justifica-se pela falta de oportunidades no mercado de trabalho formal, pela má gestão dos tributos por parte do governo e pela falta de condições financeiras para se adquirir os produtos originais.
Abstract: The present study has as the main objective the identification of the factors that motivate the acquisition of counterfeit luxury products by the inhabitants of Brasília. The limited amount of available researches already developed about this issue in Brasília justifies this work. In order to get this through, it was made a qualitative research, where ten men and women, all of them living in the Federal District, were interviewed with a semi-structured plan elaborated by the researcher. Data analysis was made with usage of content analysis. The collected reports show that the main factor that leads consumers to acquire counterfeit luxury products is the low price in comparison with the original ones, followed by the availability of such products in Brasília. Besides that, the counterfeit products market is explained the lack of opportunities in the formal market, by the poor taxes management by the government and by the lack of financial conditions to make possible the acquisition of original products.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Administração, 2014.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.