Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28664
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_AndreaSouzaMacielFigueiredo_tcc.pdf354,62 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Impactos esperados, no contexto da reforma administrativa, sobre a gestão de desempenho em órgãos da Administração Pública Federal
Autor(es): Figueiredo, Andréa de Souza Maciel Pires
Orientador(es): Coelho Junior, Francisco Antonio
Assunto: Setor público
Administração pública
Reforma administrativa
Gestão de desempenho
Gestão de pessoas
Eficiência (Serviço público)
Data de apresentação: 11-Jun-2021
Data de publicação: 23-Set-2021
Referência: FIGUEIREDO, Andréa de Souza Maciel Pires. Impactos esperados, no contexto da reforma administrativa, sobre a gestão de desempenho em órgãos da Administração Pública Federal. 2021. 27 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em MBA em Gestão de Pessoas no Setor Público)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A pesquisa objeto do presente trabalho buscou identificar entidades da Administração Pública Federal que já possuem sistemas de avaliação de desempenho implementados e verificar as variáveis organizacionais nelas presentes e as estratégias utilizadas para o seu desenvolvimento. Em contrapartida, buscou-se identificar os fatores condicionantes presentes em organizações que não conseguiram implementar as práticas da gestão de desempenho. Ademais, investigaram-se os impactos esperados pela reforma administrativa no que tange à avaliação de desempenho. O estudo visa abordar as dificuldades da gestão de desempenho, como atividade complexa e dependente de vários fatores e cuja implementação deve observar as especificidades de cada órgão da Administração Pública. O gestor deve guiar-se por critérios previamente estabelecidos, levando em conta as diferenças e peculiaridades de cada servidor, na busca contínua do desenvolvimento de competências e na melhoria da eficiência em atendimento às demandas dos cidadãos e da sociedade. Adotados critérios inadequados, a gestão de desempenho produzirá resultados imprecisos, o que repercutirá na motivação dos servidores envolvidos, na menor eficiência dos serviços prestados e poderá, nos moldes da proposta de reforma administrativa, ser causadora de demissão do servidor por insuficiência de desempenho. Como proposta de melhoria, são expostas as experiências bem-sucedidas em entidades públicas no que tange às práticas de gestão de desempenho que podem servir de parâmetro e reflexão a outros órgãos da Administração Pública.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, MBA em Gestão de Pessoas no Setor Público, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:MBA em Gestão de Pessoas no Setor Público



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.