Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28661
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_CassandraSantosSoares_tcc.pdf171,84 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Liderança feminina no poder legislativo : estudo de caso no Senado Federal
Autor(es): Soares, Cassandra Santos
Orientador(es): Gonçalves, Elizânia de Araújo
Assunto: Mercado de trabalho
Mulheres
Liderança
Senado Federal
Gênero - relações
Data de apresentação: 25-Jun-2021
Data de publicação: 23-Set-2021
Referência: SOARES, Cassandra Santos. Liderança feminina no poder legislativo: estudo de caso no Senado Federal. 2021. 22 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em MBA em Gestão de Pessoas no Setor Público)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O papel da mulher no mercado de trabalho tem evoluído ao longo do tempo, mas sua evolução ainda encontra dificuldades, especialmente na ocupação de funções de liderança. Este artigo tem como objetivo identificar os entraves que impedem as mulheres de exercer cargos de liderança na mesma proporção que os homens, uma vez que muitos artigos tratam do assunto, contudo abordando aspectos diversos Trata-se de uma pesquisa quantitativa, onde foram levantados os dados por gênero da força de trabalho dos servidores efetivos do Senado Federal, analisando-se sua evolução de 2014 a 2020, e foi aplicado , questionário junto às 11 (onze) servidoras ocupantes das mais altas funções de liderança do Senado Federal, buscando avaliar suas percepções diante da liderança que exercem e dos desafios enfrentados para exercê-la. Os resultados mostraram que o papel da mulher em cargos de liderança no Senado Federal vem evoluindo, e que as dificuldades não se encontram especialmente na organização e no acesso ao cargo, mas no próprio papel da mulher na sociedade, ainda atrelado aos cuidados com o lar e os filhos, em contraposição ao sucesso profissional. Sua contribuição reside na evidenciação da questão de gênero na organização, no que tange à ocupação das funções de liderança, bem como pode subsidiar o desenvolvimento de políticas que busquem a igualdade de gênero e o bem-estar das servidoras que ocupam tais funções.
Abstract: The role of women in the labor market has evolved over time, but its evolution still encounters difficulties, especially in occupying leadership roles. This article aims to identify the obstacles that prevent women from exercising leadership positions in the same proportion as men. This is a quantitative research, where data were collected by gender of the workforce of permanent employees of the Federal Senate, analyzing its evolution from 2014 to 2020, and qualitative, through a questionnaire with the 11 (eleven) public servants occupants of the highest leadership roles in the Federal Senate, seeking to assess their perceptions of the leadership they exercise and the challenges faced to exercise it. The results showed that the role of women in leadership positions in the Federal Senate has been evolving, and that the difficulties are not found especially in the organization and access to the position, but in the role of women in society, still linked to the care of the home. and children, in contrast to professional success.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, MBA em Gestão de Pessoas no Setor Público, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:MBA em Gestão de Pessoas no Setor Público



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.