Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28659
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_GabrielPereiraPinheiro_tcc.pdf3,37 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Técnicas de ciência de dados com base de dados de saúde
Autor(es): Pinheiro, Gabriel Pereira
Orientador(es): Sousa Júnior, Rafael Timóteo de
Assunto: Mineração de dados
Banco de dados
Zika vírus
Data de apresentação: 8-Jul-2019
Data de publicação: 22-Set-2021
Referência: PINHEIRO, Gabriel Pereira. Técnicas de ciência de dados com base de dados de saúde. 2019. 74 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Esse projeto visa analisar uma base de saúde utilizando técnicas de mineração de dados a fim de realizar um estudo a respeito de uma de umas das doenças que recentemente registraram um grande número de casos e foi bem destacada pela mídia. Podendo ser transmitida pelo mesmo mosquito da dengue, o Aedes aegypti, a zika e chikungunya se tornaram uma epidemia no Brasil em 2015. Os dados foram solicitados por meio do sistema eletrônico do serviço de informação ao cidadão, eSic, do Ministério da Saúde por meio do protocolo 25820007257201805, sendo so- licitados dados referentes aos resultados dos exames laboratoriais as doenças chikungunya e Zika que são armazenados no sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL) (gerenciado pela Coordenação Geral de Laboratórios-CGLAB - MS/SVS//DEVIT/CGLAB). A não identificação do paciente foi solicitada no momento da requisição dos dados para que não houvesse exposição. Com quase 600 mil registros, foram obtido dados de pacientes de 2014 a 2018. O que é proposto para o problema é a utilização de técnicas de mineração de dados na base de dados recebida pelo Ministério da Saúde com a proposta de realizar um estudo e extrair conhecimento a partir da base. Um dos objetivos é analisar como se deu a propagação dos vírus pelo pais a fim de exibir a epidemia e as áreas mais críticas, também a criação de um modelo de predição a partir de atributos selecionado da base de dado com o objetivo de prevê se o resultado o exame do paciente. Foram utilizados três algoritmos de classificação para a criação de um modelo de predição dos resultados dos exames e nos dois cenários comparados o algoritmo random forest obteve os melhores resultados.
Abstract: This project aims to analyze a health database using data mining techniques to conduct a study of one of the diseases that have recently registered a large number of cases and was well highlighted by the media. Being transmitted by the same dengue mosquito, Aedes aegypti, zika and chikungunya became an epidemic in Brazil in 2015. The data were requested through the electronic system of the information service to the citizen, eSic, of the Ministry of Health through the protocol 25820007257201805, being requested data referring to the results of the laboratory examinations the diseases chikungunya and Zika that are stored in the system Environment Manager Laboratory (GAL) (managed by the General Coordination of Laboratories - CGLAB - MS / SVS // DEVIT / CGLAB). Non-identification of the patient was requested at the time of requesting the data so that there was no exposure. With almost 600 thousand records, data were obtained from patients from 2014 to 2018. What is proposed for the problem is the use of data mining techniques in the database received by the Ministry of Health with the proposal to conduct a study and extract knowledge from the base. One of the objectives is to analyze how the virus spread through the country in order to show the epidemic and the most critical areas, also the creation of a prediction model from selected database attributes to predict whether the result of the patient’s examination.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia da Computação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.