Título: | Entendendo requisitos contextuais a partir de personas |
Autor(es): | Galvão, Danilo José Bispo |
Orientador(es): | Rodrigues, Genaína Nunes |
Assunto: | Engenharia de software Engenharia de requisitos Software - desenvolvimento |
Data de apresentação: | 13-Dez-2019 |
Data de publicação: | 22-Set-2021 |
Referência: | GALVÃO, Danilo José Bispo. Entendendo requisitos contextuais a partir de personas. 2019. 57 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | A engenharia de requisitos orientada a objetivos Goal-Oriented Requirements Engineering
(GORE) define objetivos como um meio de projetar os requisitos de um dado sistema,
aliado a essa abordagem, os requisitos contextuais potencializam o alcance de um software que atenda melhor às necessidades e demandas de usuários em um determinado
contexto. Personas são arquétipos de grupos diversos de usuários que podem ou não
conhecer o sistema em questão, para identificarmos e modificar requisitos para melhorar
a experiência de usuário[1], é possível utilizar as características de uma persona, suas necessidades e objetivos com um software para elaborar um sistema mais adaptativo e mais
efetivo para diversas audiências. [Hipótese/Problema] O projeto piStar GODA é uma
ferramenta criada para modelar modelos contextuais orientados a objetivos, os quais podem ser utilizados em vários algoritmos para avaliar aspectos diferentes do dado modelo.
A modelagem baseada em personas é outra abordagem cujo objetivo é determinar se o
modelo acomoda as necessidades de diferentes usuários. Ao executarmos o algoritmo de
Achievability(alcançabilidade, traduzido livremente para o português), é possível identificar melhorias e/ou falhas em nosso modelo contextual de objetivos(em inglês, Contextual Goal Model (CGM)) e melhorar a capacidade de reação desse sistema a mudanças
em contextos de personas. Ideia principal Nesse trabalho, propomos adicionar a visão
de modelagem baseada em personas à ferramenta piStar GODA, assim como o algoritmo
Achievability para considerar possíveis formas de refinar o sistema baseado nos resultados.Contribuição Com essa nova funcionalidade, é gerada a extensão das funcionalidades
e também o aceleramento do processo de avaliação utilizando um website interativo para
projetar as características da persona e associá-las com os modelos CGM. Results Os resultados foram similares ao de experimentos passados [1] mas também para novos modelos
CGM, comprovando que a ferramenta implementada funciona razoavelmente em várias
circunstâncias. Os experimentos também mostram a versatilidade da ferramenta, com a
criação e avaliação de múltiplas personas dentro do piStar GODA. |
Abstract: | Goal-oriented requirements engineering (GORE) defines goals as a way to design our
system requirements, in that sense, we also have contextual requirements to achieve a
software that answers better to users’ demands and necessities in a determined context.
Personas are an archetype of a particular group of users that may or may not be accustomed to our system [1], in order to identify or change requirements to enhance user
experience, we can use a persona’s characteristics, needs and goals to render a more effective and adaptive system for diverse audiences. [Question/Problem] The piStar-GODA
project is a tool to model contextual goal-oriented models, which can later be used in several algorithms to evaluate different aspects of said model. Persona-based modelling is
another approach to determine if our model accommodates different users’ necessities.
By running the algorithm of achievability of Contextual Goal Model (CGM) goals, we can
identify improvements and/or flaws to our CGM and be able to respond to changes in
persona’s contexts. [Main Idea] In this presentation, we propose adding Persona-based
modelling to the piStar-GODA tool, as well as the Achievability algorithm to assess possible ways to improve our system based on the results. [Contribution] With this new
function, we extend piStar-GODA’s functionalities and also hasten the process of evaluation by using a front-end interactive website to design our personas characteristics and
associate them with our CGMs. Results The results were similar for past experiments
[1] and also for new goal models, proving that the tool performs reasonably under several
circumstances. The experiments also show the tool’s versability, by creating and assessing
personas by submitting them to multiple evaluations within piStar-GODA. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2019. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Engenharia da Computação
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.