Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2865
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_AdenildaAlmeidaCosta.pdf497,87 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Prevenção de perdas : analisar o gerenciamento da prevenção de perdas em organizações supermercadistas de varejo no DF
Autor(es): Costa, Adenilda Almeida da
Orientador(es): Spezia, Gabriel de Araújo
Assunto: Administração de risco
Comércio varejista
Déficits orçamentários
Data de apresentação: 2010
Data de publicação: 10-Fev-2012
Referência: COSTA, Adenilda Almeida da. Prevenção de perdas: analisar o gerenciamento da prevenção de perdas em organizações supermercadistas de varejo no DF. 2010. 58 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília. 2010.
Resumo: As mudanças na economia surgidas a partir dos anos 90 fez com que a competição se acirrasse ainda mais e, conseqüentemente, houve redução na lucratividade das organizações supermercadistas de varejo. Assim fez-se necessário implantar mecanismos de gerenciamento de perdas, algo que nos Estados Unidos e Europa estava consolidado. Os índices de perdas nas empresas supermercadistas chegam a um percentual de 2% e a lucratividade também está nesse percentual. O que os supermercados estão fazendo é um controle rigoroso da compra, passando pela entrada até a saída da mercadoria para que ocorra o mínimo possível de quebras. Mas para que o sucesso fosse possível, as organizações tiveram que remodelar todo o sistema de controle, com contratação de pessoal especificamente para área de Prevenção de Perdas como: fiscais, coordenadores e gerentes de Prevenção de Perdas, além de treinamento dos funcionários. Outro item importante foi a contratação de itens de segurança como: CFTV nas lojas (circuito interno de TV), fiscais de riscos, antenas e alarmes, sensores de presença, etiquetas rígidas câmeras, verificação do lixo e controle de acesso, além de levantamentos diários dos produtos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciências da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.TCC.2865
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons