Título: | Compressão de cor de point clouds utilizando transformada Wavelet |
Autor(es): | Macedo, Lucas Rezende de |
Orientador(es): | Silva, Eduardo Peixoto Fernandes da |
Assunto: | Nuvem de pontos Compressão de dados Imagens 3D |
Data de apresentação: | 3-Dez-2018 |
Data de publicação: | 21-Set-2021 |
Referência: | MACEDO, Lucas Rezende de. Compressão de cor de point clouds utilizando transformada Wavelet. 2018. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | Com o crescimento na popularidade de mídias imersivas como realidade virtual entre
o público geral e empresas, a representação de imagens 3D tem se tornado cada vez mais
difundida. Uma forma de representação dessas imagens são as point clouds, imagens
tridimensionais que podem ser vistas de vários ângulos. Para que haja o crescimento
dessa tecnologia, se faz necessário que o armazenamento e transmissão desses dados seja
facilitado, para isso são desenvolvidos métodos de compressão de dados.
Point clouds são compostas de informações sobre geometria e podem conter informações adicionais, como, no caso deste trabalho, cor. O trabalho a seguir consiste em
criar um algoritmo de compressão da cor de point clouds construído de forma diferente
dos métodos existentes atualmente.
O método proposto consiste em dividir a point cloud em filamentos 1D. Para isso é
escolhido um eixo para ser percorrido, gerando planos 2D para cada valor desse eixo.
Nesses planos estão contidos os pontos para dado valor do eixo fixado, analisando os
pontos adjacentes são obtidos os filamentos, que representam objetos contíguos da cena
original.
Para cada filamento é extraída a informação de cor para um vetor. Sobre o vetor
resultante é aplicada a transformada wavelet, os coeficientes resultantes são quantizados
e comprimidos com codificação aritmética.
O codificador desenvolvido apresentou a capacidade de compressão com baixa distorção para redução de 2:1 e 3:1 na quantidade de bits utilizada. Comparado com o
RAHT, algoritmo do estado da arte, foi possível alcançar distorções próximas às obtidas
por tal algoritmo, porém com taxas consideravelmente maiores. |
Abstract: | Immersive media such as virtual reality is gaining popularity among the general public
and businesses alike, the representation of three-dimensional images has become more
widespread. A method of representing and storing 3D images are point clouds, images
composed of points in a three-dimensional space that can be rotated and observed from
various angles. In the face of the growth of these tecnologies, it is necessary to facilitate
the transmisson and storage of such data types, for this end compression algorithms are
created.
Point clouds consist of geometry information, with the coordinates of each point in
space, and may contain additional information such as, in the case of this study, color
information, generally consisting of the RGB component values. The following work
proposes a novel approach to encoding the color component of point clouds.
The metod developed in this work consists of extracting 1D strings from the point
cloud. To this end an axis of the 3D space is selected and a 2D plane is generated for each
value of the selected axis, consisting of the points possessing such value in its coordinates.
Analyzing each plane, the points in close proximity are grouped in 1D strings representing
different objects from the original point cloud.
Each string has its color components extracted into a vector. The extracted color
components are subjected tho the wavelet transform, the resulting coeficients are then
quantized and compressed using arithmetic encoding.
The proposed algorithm achieved low distortion for 2:1 and 3:1 bit rate reductions.
When compared to RAHT, a state-of-the-art point cloud compression algorithm, similar
distortion values were achieved, although at much higher bit rates. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2019. |
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