Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28637
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_PedroHenriqueDaSilvaCoelho_tcc.pdf12,45 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Proposta de estação meteorológica inteligente baseada em ambientes IoT
Autor(es): Coelho, Pedro Henrique da Silva
Orientador(es): Sousa Júnior, Rafael Timóteo de
Assunto: Internet das coisas
Estação meteorológica
Transmissão de dados
Data de apresentação: 6-Dez-2018
Data de publicação: 21-Set-2021
Referência: COELHO, Pedro Henrique da Silva. Proposta de estação meteorológica inteligente baseada em ambientes IoT. 2018. 94 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia de Redes de Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este documento apresenta os resultados do projeto final de graduação do curso de Engenharia de Redes da Universidade de Brasília, projeto este cujo principal objetivo é elaborar um protótipo de estação meteorológica inteligente e autônoma, de forma a utilizar os conceitos de Internet das Coisas para aplicar uma possível solução para os problemas de conectividade e mobilidade na transmissão de dados meteorológicos. O presente documento contém a fundamentação teórica do trabalho, a realização e implementação do projeto, bem como os dados experimentais obtidos com o protótipo construído. São abordados os principais conceitos que envolvem Internet das Coisas (IoT), as dificuldades e problemas encontrados na definição e aplicação desses conceitos, especificamente na implementação e aplicabilidade na prototipação do dispositivo, bem como na captura e comunicação de dados da estação meteorológica proposta. O projeto, cuja metodologia reúne aspectos de análise, de prototipação e de validação, mostra a viabilidade da utilização de IoT em aplicação de meteorologia inteligente e apresenta indicadores de interesse no que se refere à autonomia e informações coletadas, tratadas e disponibilizadas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia de Redes de Comunicação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.