Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28636
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_MikaelDose_ThalesDeFaria_tcc.pdf3,28 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise da evasão do curso de Engenharia de Redes de Comunicação da Universidade de Brasília
Autor(es): Dose, Mikael Ciro
Faria, Thales Nascimento de
Orientador(es): Sousa Júnior, Rafael Timóteo de
Assunto: Evasão universitária
Universidade de Brasília (UnB) - Engenharia de Redes de Comunicação
Mineração de dados
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 21-Set-2021
Referência: DOSE, Mikael Ciro; FARIA, Thales Nascimento de. Análise da evasão do curso de Engenharia de Redes de Comunicação da Universidade de Brasília. 2018. 71 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia de Redes de Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O ensino superior público do Brasil apresenta uma elevada taxa de evasão de alunos de seus respectivos cursos. Um aluno evasivo gera consequências impactantes para a universidade e para si mesmo, além de também acrescentar às despesas públicas sem perspectiva de retorno a curto ou longo prazo. A partir de técnicas de mineração de dados, é possível se obter um perfil de um provável aluno evasivo com base nas matérias cursadas e reprovadas por este. O presente trabalho toma como principal objetivo tornar público esse perfil de alunos do curso de Engenharia de Redes de Comunicações para que medidas de prevenção sejam estudadas e aplicadas em prática.
Abstract: Superior graduation in Brazil shows a high student dropout rate from their respective courses. A dropout causes harmful consequences to the university and to himself, besides generating public expenses with no perspective of short or long-term return. With the use of data mining techniques, it is possible to obtain a probable dropout profile based on their taken and failed courses. This paper has the main objective of making a profile of Network Engineering students public so that prevention measures could be studied and practically applied.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia de Redes de Comunicação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.