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Título: Inventário de elementos contextuais para o estudo das bibliotecas públicas no Brasil : caminhos para a análise da histórica resistência às políticas de desmonte a cultura
Autor(es): Rocha, Luiza Alves
Orientador(es): Costa, Michelli Pereira da
Assunto: Bibliotecas públicas
Autoritarismo
Brasil - História - Estado Novo, 1937-1945
Ditadura militar
Brasil - história 1964-1985
Data de apresentação: 14-Mai-2021
Data de publicação: 20-Set-2021
Referência: ROCHA, Luiza Alves. Inventário de elementos contextuais para o estudo das bibliotecas públicas no Brasil: caminhos para a análise da histórica resistência às políticas de desmonte a cultura. 2021. 181 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: As bibliotecas públicas, desde sua constituição, têm enfrentado diversos períodos históricos autoritários. No Brasil, os momentos do Estado Novo e da Ditadura Militar se destacam ao se abordar o autoritarismo. Este trabalho tem, então, como objetivo geral identificar ações bibliotecárias relevantes ao fortalecimento das bibliotecas públicas como instrumento cultural e informacional em épocas de exceção da história brasileira. A partir de levantamento bibliográfico, foram investigadas políticas governamentais que afetaram negativamente estas intuições durante o Estado Novo (1937-1946), a Ditadura Militar (1964- 1985) e o Brasil Atual (2016-2021), evidenciando, também, algumas ações como forma de resistência a essas políticas. O propósito não foi o de colocar os períodos como equivalentes, mas sim de analisar, como base nos documentos de referência, fenômenos similares que apontam para a perpetuação de práticas de desmonte cultural, de censura e desinformação no Brasil. Foi desenvolvido, então, um estudo a partir de pesquisa documental e bibliográfica, segundo uma abordagem qualitativa, tendo como método de análise dos resultados a revisão de literatura, e como fontes o Google Acadêmico, a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, a Base de Dados em Ciência da Informação, a Folha de São Paulo, O Globo e o Google Notícias. Em relação ao Estado Novo, foram apreciados 25 trabalhos e encontradas 9 políticas de desmonte, como o desmantelamento do Departamento de Cultura e Recreação de São Paulo; o Instituto Nacional do Livro; e o Departamento de Imprensa e Propaganda. Sendo apontadas 5 ações de enfrentamento, como a biblioteca ambulante “Vamos Ler”; a resistência no campo editorial, com as ações de José Olympio Pereira Filho; e os Centros Populares de Cultura da União Nacional dos Estudantes. Em relação a Ditadura Militar, foram apreciados 19 trabalhos e encontradas 11 políticas de desmonte, como o Ato Institucional no 5; a Divisão de Censura de Diversões Públicas; e o Decreto-Lei no 1.077. Sendo apontadas 8 ações de resistência, como o mandado de segurança impetrado contra o Departamento Federal de Segurança Pública pela Editora Civilização Brasileira; a Manifestação Cultura contra Censura (1968) e a Passeata dos Cem Mil (1968). Neste sentido, analisar a história das bibliotecas públicas nos faz perceber que estas vem resistindo a ações de desmonte desde sua constituição e que diversos setores da população tem lutado para que estas permaneçam vivas e atuantes a várias décadas. Identificar, então, ações relevantes ao fortalecimento destes locais nos mostra que é possível resistir e enfrentar o cenário político e social recente.
Abstract: Since the creation of public libraries, they have faced several authoritarian historical periods. In Brazil, the moments of the “Estado Novo” and the “Military Dictatorship” stand out when addressing authoritarianism. The general objective of this work is to identify librarian actions that were relevant to the strengthening of public libraries as a cultural and informational tool in times of authoritarianism in brazilian history. Based on a bibliographic survey, government policies that negatively affected these intuitions during the “Estado Novo (1937- 1946)”, the “Military Dictatorship (1964-1985)” and the “Brasil Atual (2016-2021)” were investigated, also evidencing some actions as a form of resistance to these policies. The purpose was not to place the periods as equivalent, but to analyze, based on the reference documents, similar phenomena that point to the perpetuation of practices of cultural dismantling, censorship and disinformation in Brazil. A study was then developed based on documentary and bibliographic research, according to a qualitative approach, using the literature review as a method of analyzing the results, and Google Scholar, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, Base de Dados em Ciência da Informação, Folha de São Paulo, O Globo and Google Notícias as the research sources. Regarding the Estado Novo, 25 papers were studied and 9 dismantling policies were found, such as the dismantling of the “Departamento de Cultura e Recreação” of São Paulo; the “Instituto Nacional do Livro”; and the “Departamento de Imprensa e Propaganda”. Five resistance actions were pointed out, such as the walking library “Vamos Ler”; resistance in the editorial field, with the actions of José Olympio Pereira Filho; and the “Centros Populares de Cultura da União Nacional dos Estudantes”. In relation to the Military Dictatorship, 19 papers were analyzed and 11 dismantling policies were found, such as “Ato Institucional no 5”; the “Divisão de Censura de Diversões Públicas”; and the Decree- Law no. 1.077. Eight resistance actions were pointed out, such as the petition for writ of mandamus filed against the “Departamento Federal de Segurança Pública” by publishing company “Civilização Brasileira”; the “Cultura contra Censura” manifestation (1968) and the “Hundred Thousand March” (1968). In this sense, analyzing the history of public libraries makes us realize that they have resisted dismantling actions since their constitution and that different sectors of the population have been fighting for them to remain alive and active for several decades. Identifying, then, actions relevant to the strengthening of these places shows us that it is possible to resist and face the recent political and social scenario.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2021.
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