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Título: Catalogação em RDA : perspectivas de uso na América Latina
Autor(es): Santos, Alice da Silva dos
Orientador(es): Arakaki, Felipe Augusto
Assunto: Catalogação descritiva
Resource Description and Access (RDA)
América Latina
Bibliotecas universitárias
Código de Catalogação Anglo-Americano
Data de apresentação: 29-Abr-2021
Data de publicação: 20-Set-2021
Referência: SANTOS, Alice da Silva dos. Catalogação em RDA: perspectivas de uso na América Latina. 2021. 71 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O Recurso: Descrição e Acesso (RDA) caracteriza-se como o código de catalogação atual. O objetivo principal é averiguar quais instituições latino-americanas adotaram o RDA e avaliar ademais seus impactos na catalogação. Apresenta ainda a evolução do RDA ao descrever um panorama histórico da catalogação, demonstra como a estrutura do código está formada, quais possibilidades ele oferece, além de indicar as diferenças entre o Recurso: Descrição e Acesso e o Código de Catalogação Anglo-Americano - segunda edição (AACR2r). Discute ainda os efeitos do código vigente no futuro da catalogação. Os procedimentos metodológicos consistem em um estudo qualitativo e exploratório, desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica e utilizando uma análise sistemática dos dados obtidos. Os resultados obtidos foram: panorama de instituições latino-americanas que adotaram o RDA como instrumento de representação dos registros bibliográficos em suas bibliotecas ou em seus cursos de Biblioteconomia, assim como, uma demonstração dos principais fatores percebidos nesse processo. As considerações finais foram estabelecidas a partir da realização dos objetivos deste trabalho, bem como da reflexão sobre o conteúdo por ele apresentado, o qual oportuniza uma perspectiva conceitual sobre o Recurso: Descrição e Acesso, sua adoção na América Latina, e o que foi observado pelas instituições nesse processo.
Abstract: Resource: Description and Access (RDA) is characterized as the current cataloging standard. The present work, whose main objective is to find out which Latin American institutions are working with the standard, also assesses its impacts on cataloging. It also presents the evolution of the standard when describing a historical overview of cataloging, demonstrates how the structure of the standard is formed, what possibilities it offers, indicates the differences between Resource: Description and Access and its predecessor, the Anglo-American Cataloging Rules - second edition (AACR2), and discusses the effects of the current standard in the future of cataloging. The methodological procedures consist of a qualitative and exploratory study, developed through bibliographic research and using a systematic analysis of the data obtained. The acquired results will allow the visualization of Latin American institutions that have adopted the current cataloging standard in their libraries or in their Library Science courses, as well as demonstrating the main factors perceived in this process. The final considerations were established by accomplishing the objectives of this work, as well as from the reflection on the content presented by it, which provides a conceptual perspective on Resource: Description and Access, its adoption in Latin America, and what was observed by the institutions in this process.
Resumén: El Recurso: Descripción y Acceso (RDA) se caracteriza como el estándar de catalogación actual. El presente trabajo, cuyo principal objetivo es conocer qué instituciones latinoamericanas están trabajando con el estándar, también evalúa sus impactos en la catalogación. Presenta además la evolución del estándar al describir un panorama histórico de la catalogación, demuestra cómo se forma la estructura del estándar, qué posibilidades ofrece, indica las diferencias entre Recurso: Descripción y Acceso y su antecesora, las Reglas de Catalogación Angloamericanas - segunda edición (RCA2), y analiza los efectos de lo código vigente en el futuro de la catalogación. Los procedimientos metodológicos consisten en un estudio cualitativo y exploratorio, desarrollado a través de la investigación bibliográfica y utilizando un análisis sistemático de los datos obtenidos. Los resultados adquiridos permitirán visualizar las instituciones latinoamericanas que han adoptado el estándar de catalogación vigente en sus bibliotecas o en sus cursos de Bibliotecología, así como demostrará los principales factores percibidos en este proceso. Las consideraciones finales fueron establecidas a partir de la concreción de los objetivos de este trabajo, así como de la reflexión sobre el contenido presentado por el mismo, que brinda una perspectiva conceptual sobre Recurso: Descripción y Acceso, su adopción en América Latina, y lo observado por las instituciones en este proceso.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2021.
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