Título: | Podcasts de educação como fonte de informação de qualidade |
Autor(es): | Rodrigues, Karoline dos Santos |
Orientador(es): | Costa, Michelli Pereira da |
Assunto: | Universidades e faculdades públicas Podcast Fontes de informação Mídia e educação Internet na educação |
Data de apresentação: | 14-Mai-2021 |
Data de publicação: | 20-Set-2021 |
Referência: | RODRIGUES, Karoline dos Santos. Podcasts de educação como fonte de informação de qualidade. 2021. 129 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | Busca avaliar as experiências das universidades públicas federais brasileiras no uso
dos podcasts de educação como fontes de informação de qualidade. Para isso, foram adotados
como objetivos específicos: levantar elementos e critérios existentes na literatura para a avali-
ação de fontes de informação e analisar as experiências no contexto das universidades públicas
federais brasileiras. Para atingir os objetivos foram utilizados os métodos de pesquisa biblio-
gráfica, visando reunir e sintetizar os principais critérios contidos na literatura de fontes de
informação, de modo a gerar um instrumento avaliativo capaz de analisar os podcasts de edu-
cação coletados a partir da pesquisa documental nos repositórios e agregadores de podcast das
universidades. Através do mapeamento dos programas das 35 universidades federais da amos-
tra, foi gerada uma lista com 259 programas, dos quais através do uso da técnica de amostragem
estratificada proporcional, resultaram 54 programas para aplicação do instrumento avaliativo.
A análise individual de cada programa demonstrou que os podcasts produzidos pelas universi-
dades são, em grande parte, fontes de informação de qualidade que cumprem os requisitos bá-
sicos nos critérios referentes a confiabilidade, qualidade do conteúdo, navegabilidade, arquite-
tura da informação e aspectos de compartilhamento. Os critérios menos preenchidos pelas fon-
tes analisadas foram: referências, processo de revisão editorial, folksonomia (tagging) e acessi-
bilidade. A pesquisa comprova a eficácia do uso dos critérios de fontes de informação na ava-
liação de novas mídias tecnológicas, especificamente nos podcasts, conclui que o uso da tecno-
logia para fins educacionais pode ser de grande valia, principalmente no contexto de ensino
remoto, como um recurso educacional auxiliar. |
Abstract: | It seeks to evaluate the experiences of Brazilian federal public universities in the
use of education podcasts as sources of quality information. To do so, it was adopted as specific
objectives: to raise elements and criteria existing in the literature for the evaluation of infor-
mation sources and to analyze the experiences in the context of Brazilian public federal univer-
sities. To achieve the objectives, the bibliographic research methods were used, aiming at gath-
ering and synthesizing the main criteria contained in the information sources literature in order
to generate an evaluative tool capable of analyzing the education podcasts collected from the
documentary research in the repositories and podcast aggregators of the universities. By map-
ping the programs of the 35 federal universities in the sample, a list with 259 programs was
generated, from which, through the use of the stratified proportional sampling technique, 54
programs were resulted for the application of the evaluative instrument. The individual analysis
of each program showed that the podcasts produced by the universities are, for the most part,
sources of quality information that meet the basic requirements in terms of reliability, quality
of content, navigability, information architecture and sharing aspects. The criteria least fulfilled
by the analyzed sources were: references, editorial review process, folksonomy (tagging) and
accessibility. The research proves the effectiveness of the use of information source criteria in
the evaluation of new technological media, specifically podcasts. It concludes that the use of
technology for educational purposes can be of great value, especially in the context of remote
teaching, as an auxiliary educational resource. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Biblioteconomia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.