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Título: Podcasts de educação como fonte de informação de qualidade
Autor(es): Rodrigues, Karoline dos Santos
Orientador(es): Costa, Michelli Pereira da
Assunto: Universidades e faculdades públicas
Podcast
Fontes de informação
Mídia e educação
Internet na educação
Data de apresentação: 14-Mai-2021
Data de publicação: 20-Set-2021
Referência: RODRIGUES, Karoline dos Santos. Podcasts de educação como fonte de informação de qualidade. 2021. 129 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Busca avaliar as experiências das universidades públicas federais brasileiras no uso dos podcasts de educação como fontes de informação de qualidade. Para isso, foram adotados como objetivos específicos: levantar elementos e critérios existentes na literatura para a avali- ação de fontes de informação e analisar as experiências no contexto das universidades públicas federais brasileiras. Para atingir os objetivos foram utilizados os métodos de pesquisa biblio- gráfica, visando reunir e sintetizar os principais critérios contidos na literatura de fontes de informação, de modo a gerar um instrumento avaliativo capaz de analisar os podcasts de edu- cação coletados a partir da pesquisa documental nos repositórios e agregadores de podcast das universidades. Através do mapeamento dos programas das 35 universidades federais da amos- tra, foi gerada uma lista com 259 programas, dos quais através do uso da técnica de amostragem estratificada proporcional, resultaram 54 programas para aplicação do instrumento avaliativo. A análise individual de cada programa demonstrou que os podcasts produzidos pelas universi- dades são, em grande parte, fontes de informação de qualidade que cumprem os requisitos bá- sicos nos critérios referentes a confiabilidade, qualidade do conteúdo, navegabilidade, arquite- tura da informação e aspectos de compartilhamento. Os critérios menos preenchidos pelas fon- tes analisadas foram: referências, processo de revisão editorial, folksonomia (tagging) e acessi- bilidade. A pesquisa comprova a eficácia do uso dos critérios de fontes de informação na ava- liação de novas mídias tecnológicas, especificamente nos podcasts, conclui que o uso da tecno- logia para fins educacionais pode ser de grande valia, principalmente no contexto de ensino remoto, como um recurso educacional auxiliar.
Abstract: It seeks to evaluate the experiences of Brazilian federal public universities in the use of education podcasts as sources of quality information. To do so, it was adopted as specific objectives: to raise elements and criteria existing in the literature for the evaluation of infor- mation sources and to analyze the experiences in the context of Brazilian public federal univer- sities. To achieve the objectives, the bibliographic research methods were used, aiming at gath- ering and synthesizing the main criteria contained in the information sources literature in order to generate an evaluative tool capable of analyzing the education podcasts collected from the documentary research in the repositories and podcast aggregators of the universities. By map- ping the programs of the 35 federal universities in the sample, a list with 259 programs was generated, from which, through the use of the stratified proportional sampling technique, 54 programs were resulted for the application of the evaluative instrument. The individual analysis of each program showed that the podcasts produced by the universities are, for the most part, sources of quality information that meet the basic requirements in terms of reliability, quality of content, navigability, information architecture and sharing aspects. The criteria least fulfilled by the analyzed sources were: references, editorial review process, folksonomy (tagging) and accessibility. The research proves the effectiveness of the use of information source criteria in the evaluation of new technological media, specifically podcasts. It concludes that the use of technology for educational purposes can be of great value, especially in the context of remote teaching, as an auxiliary educational resource.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2021.
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